Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/27535
Título: Formação musical: a prática ao serviço da teoria
Autor: Lima, Luís Paulo Peixoto
Orientador: Negreiros, Vasco
Palavras-chave: Ensino especializado de música
Teorias da aprendizagem
Teorias da motivação
Data de Defesa: 17-Jul-2018
Resumo: O presente estudo baseia-se no enriquecimento da prática educativa da disciplina de Formação Musical. Segundo a perceção do autor, a atividade prática é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Desse modo, a prática vocal tornou-se essencial para a aprendizagem das várias matérias da disciplina, que mais tarde foram associadas às matérias escritas. Devido ao, notório, desinteresse demonstrado pelos alunos, pela prática da disciplina de Formação Musical, houve ainda a necessidade de adaptar as estratégias de lecionação para aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem das várias matérias da disciplina em diferentes contextos, motivação de caráter intrínseco. Para tal, a estratégia de ensino, direcionada aos alunos do Conservatório de Música de Terras de Santa Maria, envolveu-se principalmente com a atividade prática, tendo como um dos objetivos eliminar a ideia que a disciplina Formação Musical se baseia numa disciplina de caráter teórico
The present study is based on the improvement of the educational practice of the Music Training discipline. Our perception, practical activity is essential for the development of student learning. In this way, the vocal practice became essential for the learning of the various subjects of the discipline, which were later associated with written matters. We consider that the observable students’ lack of interest for the discipline, makes it’s necessary to adapt our teaching/learning strategies in order to motivate them to learn the various subjects and competences of this discipline in different contexts. To achieve that, the teaching strategy was mainly involved with the practical activity, in contrast with the idea that the discipline Musical Education is based in a theoretical character
URI: http://hdl.handle.net/10773/27535
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf5.91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.