Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/26910
Título: Rimas e o desenvolvimento da consciência fonológica em aula de inglês nos primeiros anos de escolaridade
Autor: Mota, Ana Paula Lopes Nunes da Silva
Orientador: Moreira, António
Palavras-chave: Rimas
Consciência fonológica
Discriminação auditiva
Produção oral
Data de Defesa: 17-Dez-2018
Resumo: O presente trabalho centra-se no desenvolvimento de um projeto intitulado Rimas e o Desenvolvimento da Consciência Fonológica em Aula de Inglês nos primeiros anos de Escolaridade, numa turma de alunos do 1º CEB, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos de idade. Teve como objetivo principal avaliar e compreender de que forma as atividades de sensibilização para o reconhecimento de rimas e de consciência fonológica são facilitadoras da aprendizagem da língua Inglesa, nomeadamente na produção oral. A análise dos dados recolhidos através da análise de conteúdo e estatística revelou que os alunos mostraram mais facilidade em contar palavras e identificar rimas do que em identificar fonemas, o que parece demonstrar que o desenvolvimento da consciência fonológica de uma segunda língua se processa da mesma forma que na aprendizagem da língua materna. Os resultados da análise de conteúdo parecem sugerir que as atividades com rimas contribuíram para a memória auditiva e para a aquisição lexical, assim como para a produção oral de rimas. Estes resultados sustentam que as atividades com rimas desempenham um papel de relevo para potenciar a linguagem em geral e a consciência fonológica em particular porque permitem trabalhar de uma forma lúdica um conjunto enorme de competências: memória auditiva, léxico e consciência fonológica potenciando a aprendizagem da língua
This study focuses on the development of a project, entitled Rhymes and Phonological Awareness for an English Class in the first School years, in a Portuguese primary school with a group of children aged between 8 and 9 years old. The main aim of this work was understanding and evaluating how rhyme recognition and phonological awareness activities led to English language acquisition, namely oral production. Data analysis conducted by statistical and content analysis seems to reveal more ease in counting words and rhyme identification than phoneme discrimination, which seems to show that phonological awareness in a second language acquisition has the same proceedings as the mother language acquisition. The results provided from the statistical analysis seem to suggest that rhyming activities contributed for aural memory and to lexical acquisition as well as rhyme oral production. These results support, that the rhyming words activities have an important role to enhance language acquisition in general and phonological awareness, specifically because it allows us to work in a ludic way a wide range of language skills such as: aural memory, vocabulary and enhancing language acquisition learning skills
URI: http://hdl.handle.net/10773/26910
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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