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http://hdl.handle.net/10773/26809
Título: | Implementação de uma academia de conhecimento em contexto industrial: uma proposta metodológica |
Autor: | Almeida, Ana Carina Pires de |
Orientador: | Teixeira, Leonor Oliveira, Manuel Au-Yong |
Palavras-chave: | Gestão de Conhecimento Metodologia Conhecimento Implícito Conhecimento Explícito Melhoria Contínua Academia de Conhecimento |
Data de Defesa: | 9-Jul-2019 |
Resumo: | O presente estudo, realizado em contexto prático industrial, teve como principal objetivo a implementação de uma Academia de Conhecimento que visa identificar, capturar e transmitir conhecimento crítico numa determinada organização do setor industrial. É de referir que a implementação da Academia de Conhecimento ocorreu, incluindo fábricas e unidades independentes, numa empresa representada em mais de 20 localidades diferentes (5 das quais fábricas visitadas no contexto deste estudo), com mais de 3000 colaboradores, distribuídos por 2 continentes.
Ao longo do trabalho, que incidiu principalmente no caso prático, exploram-se as experiências obtidas e os resultados encontrados, sempre que possível, em torno de uma análise crítica. No seguimento da experiência com a implementação da academia, e da análise critica dos resultados, foram identificadas as melhores práticas, culminando num conjunto de guidelines que dão forma a uma proposta metodológica com três modelos agregados: (i) um Modelo para identificação, captura e transmissão de conhecimento; (ii) um Modelo para a mensuração das práticas da implementação de iniciativas de Gestão de Conhecimento, designado por MIKI (“Measuring Impact Knowledge Initiatives”); e ainda (iii) um Modelo de Manutenção de forma a garantir a sustentabilidade e melhoria contínua da iniciativa. Os resultados contribuíram para alavancar práticas de melhoria contínua em iniciativas de Gestão de Conhecimento, tendo como principal contributo uma proposta metodológica flexível e clara para aplicação em diferentes contextos organizacionais. The main objective of this study, carried out in an industrial practical context, was the implementation of a Knowledge Academy that aims to identify, capture and transmit critical knowledge in a given organization of the industrial sector. It should be noted that the implementation of the Knowledge Academy took place, including industrial and commercial units, in a company represented in more than 20 different locations (5 of which factories visited in the context of this study), with more than 3000 employees, spread over 2 continents. Throughout the work, which focused mainly on the practical case, the experiences obtained and the results found were explored, whenever possible, around a critical analysis. Following the experience with the implementation of the academy and the critical analysis of the results, the best practices were identified, culminating in a set of guidelines that give form to a methodological proposal with three aggregated models: (i) a Model for identification, transmission of knowledge; (ii) a Model for measuring practices of implementation of Knowledge Management initiatives, designated by MIKI ("Measuring Impact Knowledge Initiatives"); (iii) a Maintenance Model of those practices is to ensure the sustainability of the initiative. The results contributed to leverage continuous improvement practices in Knowledge Management initiatives, having as main contribution a flexible and clear methodological proposal for application in different organizational contexts. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/26809 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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