Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/26673
Título: | Casa das Ciências: Critérios de qualidade do portal e desenvolvimento do TPACK pelos professores |
Autor: | Tavares, Rita Moreira, António |
Palavras-chave: | Casa das Ciências Recursos Educativos Digitais Repositórios de Acesso Aberto TPACK |
Data: | 2016 |
Editora: | Casa das Ciências |
Resumo: | O uso de Repositórios de Acesso Aberto (RAA) e de Recursos Educativos Digitais (RED) no contexto educativo tem vindo a estabelecer-se como uma forte tendência, encorajando os professores a ampliar a forma como planeiam e implementam as atividades educativas (Blas et al., 2014). Os RAA sublinham a sua importância enquanto meios de fácil disseminação e acesso a conteúdos, simplificando o trabalho dos professores e contribuindo de forma considerável para a utilização de RED, mudanças nas abordagens didático-pedagógicas (D-P) e no desenvolvimento de competências pelos professores (Sampson et al., 2012). Cientes dos constrangimentos que o uso das tecnologias pode representar nas práticas dos professores, o estudo realizado teve como objetivo analisar de que forma os critérios de qualidade dos RAA, em particular do portal da Casa das Ciências, podem beneficiar o desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo (Technological Pedagogical Content Knowledge – TPACK) dos professores (Mishra & Koehler, 2006). |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/26673 |
ISBN: | 978-989-98309-2-9 |
Aparece nas coleções: | CIDTFF - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tavares_Moreira_2016_IIIEICC.pdf | 3.85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.