Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/2633
Título: | Ensino da física : interligação com a área da saúde, no 10º ano |
Autor: | Ratola, Cármen Goréti Vieira |
Orientador: | Santos, Lucília Maria Pessoa Tavares dos |
Palavras-chave: | Ensino da física e da química Educação para a saúde Educação científica Ensino secundário |
Data de Defesa: | 2009 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Perante a constatação de que o número de alunos a escolher Física como área de prosseguimento de estudos é baixo, apresentam-se neste estudo algumas formas de potenciar o ensino da Física, numa tentativa de inverter a situação, a partir do ensino das Ciências em contexto formal e não formal. O objectivo deste trabalho está assim no seguimento dos esforços que têm sido desenvolvidos com o intuito de motivar os alunos a gostar de Física e a aprender Física, entre os quais tem sido muito importante a diminuição do distanciamento entre as Universidades e as escolas, bem como a troca de informação constante entre estes dois níveis de ensino. O conteúdo deste trabalho é uma abordagem de diferentes estratégias passíveis de serem utilizadas na leccionação de temas de Física no 10º ano, articulando-os com a área da saúde. Apresenta-se uma descrição de trabalho de campo, realizado em contexto formal e não formal, e os resultados de dois inquéritos aplicados a professores de Ciências e a alunos de dois níveis de escolaridade diferentes: 9º (3º Ciclo do Ensino Básico, 3ºCEB) e 10º. A análise dos resultados permitiu verificar a importância das diferentes estratégias focadas, que podem ser tomadas em consideração como mais adequadas para o ensino ou para a divulgação da Física, e que, incrementando a literacia em saúde, permitem interligar conteúdos do 3ºCEB com o Secundário, na área da Física. ABSTRACT: Being aware of the small number of students that choose Physics as a career, we present in this study some forms of promoting Physics teaching in an attempt to reverse the situation. The objective of this work is therefore on the sequence of the many efforts that have been made with the goal of motivating the students to enjoy Physics, and to learn Physics. Between these efforts, the shortening of the University-school contact distances that is going on is very important, as well as the constant interchange of information between these two levels of teaching and learning. The content of this study is an approach of different teaching strategies possible to be used on lecturing Physics themes of the 10º degree of Secondary school articulating them with health area. A description of field work is presented, in both formal and non-formal contexts, as well as the results of two inquiries applied to teachers and students of two schooling levels: 9º (3º Basic Cycle, 3BC) and 10º (Secondary). The analysis of results allows to verify the importance of the different strategies analysed, that may be taken into consideration as most adequate to the teaching or divulgation of Physics, and that, increasing health literacy, allow the interconnection of teaching contents of 3BC and Secondary in the Physics area. |
Descrição: | Mestrado em Ensino de Física e da Química |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/2633 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DFis - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
2010000130.pdf | 12.71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.