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http://hdl.handle.net/10773/26264
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Sampaio, Carlos | pt_PT |
dc.contributor.author | Bandeira, Jorge M. | pt_PT |
dc.contributor.author | Coelho, Margarida C. | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2019-06-28T15:22:03Z | - |
dc.date.available | 2019-06-28T15:22:03Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/26264 | - |
dc.description.abstract | Em cidades de média dimensão com baixa densidade populacional, o sistema de transporte públicos tende a ser deficitário, sendo, portanto, a utilização do veículo rodoviário individual o modo de transporte predominante. A utilização deste meio de transporte pode levar a congestionamento a certas horas do dia, implicando um aumento das emissões. Neste trabalho propôs-se estudar a influência que o congestionamento tem nas emissões e nos custos ambientais. Com este objetivo, num caso de estudo, foi estimado o aumento de emissões/custos que um cenário com congestionamento tem em relação a um cenário sem congestionamento. Foi verificada a emissão de poluentes para um veículo típico a diesel e um a gasolina, e para um cenário de congestionamento as emissões de CO2 aumentaram 32% e 46%, e os custos ambientais 33% e 46%, respetivamente para cada tipo de veículo. Neste estudo foi também possível desenvolver modelos que descrevem os custos ambientais em função do tempo de viagem e da distância percorrida. Foi estimado o custo para as 3 rotas sugeridas para realizar uma certa viagem; conclui-se que uma das rotas implica menores custos ambientais, cerca de 20% menos do que a rota que implica maiores custos ambientais | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147406/PT | pt_PT |
dc.relation | CENTRO-01-0145-FEDER-022083 | pt_PT |
dc.relation | POCI-01-0145-FEDER-031923 | pt_PT |
dc.relation | PTDC/EMS-TRA/0383/2014 | pt_PT |
dc.relation | SFRH/BPD/100703/2014 | pt_PT |
dc.relation | Este trabalho é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-16740. | - |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Tempo de viagem | pt_PT |
dc.subject | Emissões | pt_PT |
dc.subject | Custos ambientais. | pt_PT |
dc.title | Influência do tempo de viagem nos custos ambientais | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
ua.event.date | 11 June, 2018 | pt_PT |
degois.publication.location | Aveiro, Portugal | pt_PT |
degois.publication.title | 1ª Conferência do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação: O TEMA em questão: Investigação | pt_PT |
Appears in Collections: | DEM - Comunicações TEMA - Comunicações |
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