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http://hdl.handle.net/10773/26248
Título: | Conceptualização e desenvolvimento de um sistema de gestão de reclamações |
Autor: | Araujo, Rui Jorge Miranda |
Orientador: | Rosa, Maria João Machado Pires da Teixeira, Leonor |
Palavras-chave: | Gestão da Qualidade nas Compras Sistemas de Informação Benchmarking Modelação em UML, Bases de Dados, SQL. Bases de Dados SQL |
Data de Defesa: | 9-Jul-2009 |
Resumo: | O presente projecto de investigação pretende enfatizar a importância
que os Sistemas de Informação e a abordagem por processos têm,
numa organização actual, concretamente no apoio à Gestão da
Qualidade das Compras, sendo apresentado o desenvolvimento de um
Sistema de Informação neste âmbito.
É feita uma pesquisa bibliográfica sobre Gestão pela Qualidade Total e
o papel do Benchmarking nesse sentido. São apresentadas as
ferramentas da qualidade 8D e A3, como metodologias de resolução de
problemas. É abordada a temática do desenvolvimento de Sistemas de
Informação e a sua importância, abordando-se também o seu papel
como forma de padronização de processos e melhoria contínua, dandose
ênfase às Bases de Dados.
A concretização prática do projecto incide no desenvolvimento, de raiz,
de um Sistema de Informação de apoio à Gestão de Reclamações, na
organização Bosch Termotecnologia S.A, utilizando para isso UML, e o
modelo relacional que é transposto para um Sistema de Gestão de
Bases de Dados. The present research project aims to empathize the relevance of the Information Systems and a process approach in organizations, specifically in Purchasing Quality Management support, being presented an information system developed in this context. A bibliographic research about total quality management is made, including a discussion of the benchmarking concept and methodologies. The 8D and A3 quality management tools are presented as problem solving methodologies. The relevance of Information Systems is discussed, as well as its use as a way to standardize processes and promote continuous improvement, with a special focus in databases development. The practical component of the Project focus in the development of a Information System to support Complaint Management in the organization Bosch Termotechnology SA, using for that UML and a relational model that is translated into a Database Management System. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/26248 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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