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http://hdl.handle.net/10773/25929
Título: | Monoparentalidade feminina: uma investigação ação participativa com mulheres protagonistas |
Autor: | Miranda, Catarina de Almeida |
Orientador: | Gonçalves, Maria Manuela Bento |
Palavras-chave: | Reconfigurações familiares Monoparentalidade feminina Papéis de género Exclusão social |
Data de Defesa: | 20-Dez-2018 |
Resumo: | A monoparentalidade é um fenómeno que tem registado um aumento
significativo nas sociedades contemporâneas. Em Portugal, apesar da
existência de alguns estudos sobre este tema, este não tem sido estudado numa
ótica educativa, situada no âmbito da investigação em Educação Social e
Intervenção Comunitária. Assim, este trabalho procurou ultrapassar esta lacuna,
apresentando como objetivo central criar condições para que três mulheres,
protagonistas de famílias monoparentais femininas, pudessem partilhar
experiências decorrentes da sua condição familiar e encontrar dinâmicas e
mecanismos de suporte mútuo, de modo a ultrapassar eventuais barreiras
socialmente impostas.
O enquadramento focou a evolução do papel da mulher na sociedade
relacionando essa questão com as reconfigurações familiares e consequente
monoparentalidade, incluindo ainda a temática da exclusão e das
vulnerabilidades sociais que afetam as mulheres de famílias monoparentais.
A metodologia de investigação, inserida no paradigma sociocrítico, foi
desenvolvida de acordo com o método da investigação-ação participativa, com
uma natureza qualitativa e através de grupos de discussão focalizada e
dinâmicas de grupo diversificadas. Ao longo de 30 semanas, pôde constituir-se
um grupo informal de diálogo e partilha, fazendo emergir as problemáticas e
necessidades destas mulheres, mas também as suas forças e capacidades. O
culminar desta investigação é a proposta para criação de um grupo informal que
possa atuar como facilitador de suporte e informação junto das famílias
monoparentais na cidade das participantes Contemporary societies have witnessed a significant increase of the singleparent family phenomenon. Despite some studies covering the topic in Portugal, single-parenting has not yet been thoroughly researched from an educational point of view within the framework of Social Education and Community Action. This study thus aims to fill this gap in two ways. Firstly by focusing on creating a favourable environment so that three women, parent figures in female singleparent families, could share experiences which result from their family structure. And secondly by developing mutual support dynamics and mechanisms so as to overcome any socially imposed barriers onto these women. The framing employed focused on the development of female gender roles in society in relation to new family structures and, consequently, single-parenting, while simultaneously including the question of the alienation and vulnerability of single mothers. Within the sphere of the sociocritical paradigm, the methodology was developed in a qualitative manner according to the Action Research Method, through a focus group with diversified group dynamics. In a 30-week timeframe, an informal group of conversation and sharing was established, bringing to light not only the issues and needs the single mothers in question face, but also their strengths and capabilities. This research culminated with a proposal for the creation of an informal group which facilitates support and information-sharing to single-parent families in the participants’ city |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25929 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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