Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/25750
Title: | A resolução de problemas como estratégia para a abordagem das implicações da intervenção do ser humano nos processos geológicos |
Author: | Ribeiro, Ricardo Jorge Ferreira |
Advisor: | Bettencourt, Teresa |
Keywords: | Ensino por pesquisa Proposta didática Enxurradas Ciência geológica e sustentabilidade da vida na terra |
Defense Date: | 22-Nov-2018 |
Abstract: | Este trabalho consiste na aplicação de uma proposta didática
para a abordagem dos impactos da intervenção humana nos
processos geológicos, assunto que está inserido no Domínio
“Ciência Geológica e Sustentabilidade da Vida na Terra”.
Este domínio é relativamente recente nos programas
curriculares de Ciências Naturais, tendo sido integrado nos
mesmos aquando a adoção de metas curriculares em 2014.
Esta proposta didática segue a perspetiva de Ensino Por
Pesquisa/Resolução de Problemas que possuem
reconhecidas potencialidades na construção de
conhecimento e na mobilização do mesmo, para que os
alunos se tornem adultos participativos, informados e
responsáveis. Optamos pela abordagem de um tema mais
local da Ilha Terceira, as enxurradas ou fluxos, em
detrimento de uma problemática de escala mais global, de
modo a avaliar o interesse e motivação dos alunos. Seguindo
a metodologia de investigação-ação, aplicamos a proposta
didática e os resultados permitiram-nos averiguar a
motivação acrescida dos alunos perante a abordagem de
uma problemática mais familiar e próxima. Permitiu averiguar
igualmente, os resultados positivos no conhecimento
adquirido e na mobilização do mesmo em atitudes
responsáveis e informadas. Este trabalho permitiu também
refletir sobre a organização do Domínio referido e sua
inserção nos programas curriculares da disciplina nos
moldes atuais, que poderá desencadear a realização de
outros estudos com uma análise mais profunda deste
assunto This paper consists on the application of a didactic proposal for the approach of the impact of human intervention on the geological processes, a subject that is contained in the Scientific Field of “Geological Science and the Sustainability of Life on Earth”. This Scientific Field is relatively new in the Natural Sciences Curriculum, having been integrated in it when the Curricular Objectives were implemented, in 2014. This didactic proposal follows the perspective of “Ensino por pesquisa”\Problem Solving that are recognized as abilities in the construction and mobilization of knowledge, in order to allow the students to become informed, responsible and participating adults. We chose to approach a theme that is local to Terceira Island, the landslides or flows, instead of a more global subject, in order to evaluate the students interest and motivation. Following the Research-Action methodology, we applied the didactic approach and the results allowed us to evaluate the increased motivation in face of the approach of a closer familiar subject and equally inquire the positive results and knowledge mobilization acquired in responsible and informed attitudes. This paper also allowed for reflection on the referred Scientific Field and its insertion into the curriculum of the subject, in its current terms, that may allow other studies to be developed with a deeper analysis of this subject |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25750 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.