Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25750
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBettencourt, Teresapt_PT
dc.contributor.authorRibeiro, Ricardo Jorge Ferreirapt_PT
dc.date.accessioned2019-04-11T09:33:55Z-
dc.date.available2019-04-11T09:33:55Z-
dc.date.issued2018-11-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25750-
dc.description.abstractEste trabalho consiste na aplicação de uma proposta didática para a abordagem dos impactos da intervenção humana nos processos geológicos, assunto que está inserido no Domínio “Ciência Geológica e Sustentabilidade da Vida na Terra”. Este domínio é relativamente recente nos programas curriculares de Ciências Naturais, tendo sido integrado nos mesmos aquando a adoção de metas curriculares em 2014. Esta proposta didática segue a perspetiva de Ensino Por Pesquisa/Resolução de Problemas que possuem reconhecidas potencialidades na construção de conhecimento e na mobilização do mesmo, para que os alunos se tornem adultos participativos, informados e responsáveis. Optamos pela abordagem de um tema mais local da Ilha Terceira, as enxurradas ou fluxos, em detrimento de uma problemática de escala mais global, de modo a avaliar o interesse e motivação dos alunos. Seguindo a metodologia de investigação-ação, aplicamos a proposta didática e os resultados permitiram-nos averiguar a motivação acrescida dos alunos perante a abordagem de uma problemática mais familiar e próxima. Permitiu averiguar igualmente, os resultados positivos no conhecimento adquirido e na mobilização do mesmo em atitudes responsáveis e informadas. Este trabalho permitiu também refletir sobre a organização do Domínio referido e sua inserção nos programas curriculares da disciplina nos moldes atuais, que poderá desencadear a realização de outros estudos com uma análise mais profunda deste assuntopt_PT
dc.description.abstractThis paper consists on the application of a didactic proposal for the approach of the impact of human intervention on the geological processes, a subject that is contained in the Scientific Field of “Geological Science and the Sustainability of Life on Earth”. This Scientific Field is relatively new in the Natural Sciences Curriculum, having been integrated in it when the Curricular Objectives were implemented, in 2014. This didactic proposal follows the perspective of “Ensino por pesquisa”\Problem Solving that are recognized as abilities in the construction and mobilization of knowledge, in order to allow the students to become informed, responsible and participating adults. We chose to approach a theme that is local to Terceira Island, the landslides or flows, instead of a more global subject, in order to evaluate the students interest and motivation. Following the Research-Action methodology, we applied the didactic approach and the results allowed us to evaluate the increased motivation in face of the approach of a closer familiar subject and equally inquire the positive results and knowledge mobilization acquired in responsible and informed attitudes. This paper also allowed for reflection on the referred Scientific Field and its insertion into the curriculum of the subject, in its current terms, that may allow other studies to be developed with a deeper analysis of this subjectpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino por pesquisapt_PT
dc.subjectProposta didáticapt_PT
dc.subjectEnxurradaspt_PT
dc.subjectCiência geológica e sustentabilidade da vida na terrapt_PT
dc.titleA resolução de problemas como estratégia para a abordagem das implicações da intervenção do ser humano nos processos geológicospt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202234541-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.