Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25498
Title: Análise confirmatória da escala comportamental para crianças do Pré-Escolar (PKBSpt)
Other Titles: Confirmatory analysis of behavior scale for children in preschool (PKBSpt)
Author: Gomes, Rosa Maria
Pereira, Anabela
Keywords: Aptidões sociais
Educação pré-escolar
Análise fatorial confirmatória
Evitamento social
Issue Date: Dec-2018
Publisher: Servicio de Publicaciones de la Universidad de A Coruña
Abstract: Investigações recentes evidenciam a relevância do desenvolvimento de competências sociais das crianças, bem como, a necessidade de serem usados instrumentos válidos e fieis para avaliar as aptidões sociais em contextos da educação pré-escolar. O presente estudo tem como objetivo principal aferir a estrutura empírica do instrumento Escala Comportamental para Crianças em Idade Pré-Escolar (PKBSpt), que procura avaliar as aptidões sociais e problemas de comportamento na primeira infância. A amostra é constituída por 577 crianças, dos 3 aos 6 anos de idade, que frequentam a educação pré-escolar. Com a participação dos educadores aplicaram-se as subescalas Aptidões Sociais e Problemas de Comportamento, avaliadas através de escalas tipo likert de quatro pontos. Os resultados mostram que os modelos relativos às subescalas do PKBSpt apresentam um ajustamento pouco elevado, mas aceitável e índices de consistência interna adequados. Estes resultados são semelhantes e enquadram-se nos estudos desenvolvidos por outros autores com o mesmo instrumento. As implicações deste estudo apontam para a utilidade do PKBSpt no pré-escolar em Portugal e em países de Língua Portuguesa. É realçada a necessidade de se realizar mais pesquisas sobre estudos confirmatórios com outra população e diferentes países.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/25498
DOI: 10.17979/reipe.2018.5.2.2914
ISSN: 1138-1663
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PKBSpt Gomes.pdf724.3 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.