Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25498
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes, Rosa Mariapt_PT
dc.contributor.authorPereira, Anabelapt_PT
dc.date.accessioned2019-03-07T10:43:00Z-
dc.date.available2019-03-07T10:43:00Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.issn1138-1663pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25498-
dc.description.abstractInvestigações recentes evidenciam a relevância do desenvolvimento de competências sociais das crianças, bem como, a necessidade de serem usados instrumentos válidos e fieis para avaliar as aptidões sociais em contextos da educação pré-escolar. O presente estudo tem como objetivo principal aferir a estrutura empírica do instrumento Escala Comportamental para Crianças em Idade Pré-Escolar (PKBSpt), que procura avaliar as aptidões sociais e problemas de comportamento na primeira infância. A amostra é constituída por 577 crianças, dos 3 aos 6 anos de idade, que frequentam a educação pré-escolar. Com a participação dos educadores aplicaram-se as subescalas Aptidões Sociais e Problemas de Comportamento, avaliadas através de escalas tipo likert de quatro pontos. Os resultados mostram que os modelos relativos às subescalas do PKBSpt apresentam um ajustamento pouco elevado, mas aceitável e índices de consistência interna adequados. Estes resultados são semelhantes e enquadram-se nos estudos desenvolvidos por outros autores com o mesmo instrumento. As implicações deste estudo apontam para a utilidade do PKBSpt no pré-escolar em Portugal e em países de Língua Portuguesa. É realçada a necessidade de se realizar mais pesquisas sobre estudos confirmatórios com outra população e diferentes países.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherServicio de Publicaciones de la Universidad de A Coruñapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAptidões sociaispt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectAnálise fatorial confirmatóriapt_PT
dc.subjectEvitamento socialpt_PT
dc.titleAnálise confirmatória da escala comportamental para crianças do Pré-Escolar (PKBSpt)pt_PT
dc.title.alternativeConfirmatory analysis of behavior scale for children in preschool (PKBSpt)pt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage92pt_PT
degois.publication.issue2pt_PT
degois.publication.lastPage101pt_PT
degois.publication.titleRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpt_PT
degois.publication.volume5pt_PT
dc.identifier.doi10.17979/reipe.2018.5.2.2914pt_PT
dc.identifier.essn2386-7418pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PKBSpt Gomes.pdf724.3 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.