Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/25474
Título: | Um estudo exploratório sobre a tecnologia imersiva no turismo e a possibilidade de esta vir a substituir a viagem física |
Autor: | Conceição, Sónia Cristina Marques |
Orientador: | Oliveira, Manuel Au-Yong |
Palavras-chave: | Turismo Experiência Imersiva Realidade Virtual Tecnologia |
Data de Defesa: | 3-Jan-2019 |
Resumo: | As motivações e a vontade de ter experiências novas e estar em contacto com o
mundo tornam cada vez mais importante a tecnologia no dia-a-dia das pessoas.
A internet trouxe uma nova era e com ela veio também a novidade e a descoberta
para além do ecrã do computador. As experiências são diferentes de pessoa para
pessoa e têm também sentidos completamente distintos para cada um.
A vontade de experienciar coisas novas e de descobrir mundos diferentes, faz
com que cada vez mais pessoas viajem. O presente trabalho assenta numa
revisão bibliográfica e em 17 entrevistas exploratórias sobre a experiência
imersiva tendo como suporte a tecnologia mediada pela internet no turismo.
A influência que a tecnologia tem hoje em dia nas nossas vidas é uma
assustadora realidade. O mundo está cada vez mais dependente da tecnologia,
da internet e a necessidade da interligação das pessoas espalhadas pelo mundo
é cada vez maior. O trabalho é centrado na procura da importância que a
tecnologia tem e em que medida a mesma pode ou não influenciar a escolha de
uma experiência imersiva assente no turismo.
O conhecimento e a descoberta de outras culturas, de outras pessoas, de outras
cidades, outros países, outros costumes é uma tendência curiosa que nos dias de
hoje está ao alcance de todos. Esse alcance é proporcionado pela internet, que
nos ajuda a alcançar quase tudo o pretendido. Curiosidades como, por exemplo,
saber quanto tempo demoramos a estar num determinado local, o preço e os
costumes desse mesmo local, as regras, a forma como se comportam os seus
habitantes.
O futuro terá que focar os cinco sentidos do ser humano para que a experiência
seja mais imersiva. Isto poderá ocorrer numa sala e em que não se percebe onde
estamos. A experiência não tem que envolver necessariamente headphones e/ou
óculos. Já existem lugares onde se pode sentir o vento, o cheiro/aroma específico
(por exemplo, de uma vindima), promoção essa que já se pensa em massificar.
Todo este trabalho vai implicar o mapeamento dos locais ou dos destinos a visitar,
o que vai implicar novos tipos de empregos na era da transformação digital. A
tecnologia poderá, assim, ser um complemento da viagem em si e não um
substituto. Dada a grande popularidade dos meios virtuais, nem por isso
desapareceu a vontade de estarmos em contacto, por exemplo, em grandes
festivais musicais, que são agora em grande número. Mesmo assim, só o futuro
dirá como o ser humano vai preferir as suas experiências ligadas ao turismo. The motivations and willingness to have new experiences and to be in contact with the world, make technology more and more important in people's daily lives. The internet brought a new era and with it came the novelty and discovery beyond the computer screen. The experiences are different from person to person and also have completely different meanings for each tourist. The will to experience new things and to discover different worlds, causes more and more people to travel. The present work is based on a bibliographical review and on 17 exploratory interviews about the immersive experience supported by technology mediated by the internet in tourism. The influence that technology has on our lives today is a frightening reality. The world is increasingly dependent on technology, the Internet and the need for the interconnection of people around the world is increasing. The article focuses on the search of the importance that technology has and to what extent the same influences the choice of an immersive experience based on tourism. The knowledge and discovery of other cultures, other people, other cities, other countries, and other customs is a curious trend that is now available to all. This reach is provided by the internet, which helps us achieve almost everything we want. Curiosities such as how long it takes to be in a certain place, the price and customs of the place, the rules, how the inhabitants behave. Tourism can be understood in several ways. It can be leisure, business, religious, cultural, mixed, and virtual among others. In this study we analyze to what extent technology influences the immersive experience based on tourism. The future will have to focus on the five senses of the human being so that the experience is more immersive. This can happen in a room and where you cannot see where you are. The experience does not necessarily have to involve headphones and/or glasses. There are already places where you can feel the wind, a specific smell/aroma (for example, of a vineyard), a promotion that is already thought to massify. All this work will involve the mapping pf places or destinations to visit, which will imply new types of jobs in the area of digital transformation. Technology can thus be a complement to the journey itself and not a substitute. Given the significant presence of virtual media, the desire to be in contact, for example, in popular musical festivals, which now exist in great numbers, has not disappeared. Even so, only the future will tell how human beings will prefer their experiences linked to tourism. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25474 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
documento.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.