Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/25290
Title: | Um contributo para a qualificação da experiência dos estudantes com o portal académico da Universidade de Aveiro (PACO) |
Author: | Pais, Ana Beatriz Maurício |
Advisor: | Branco, Vasco Afonso da Silva |
Keywords: | desenho web experiência do utilizador plataforma de gestão usabilidade |
Defense Date: | 2018 |
Abstract: | Este trabalho de investigação surgiu da constatação empírica,
enquanto estudante da Universidade de Aveiro, da falta de qualidade
da interação/experiência proporcionada pelo Portal Académico da
Universidade de Aveiro (PACO) e da vontade, consequente, de
desenvolver um contributo para obviar esse problema.
Assim, procedeu-se, numa primeira instância, à elaboração e
realização de um inquérito junto dos alunos da Universidade de
Aveiro com o intuito de confirmar a relevância do problema no seu
contexto real, bem como de perceber a sua recetividade a novas
soluções para a interação com esse sistema de gestão académica
online. O inquérito foi complementado com testes de usabilidade
recorrendo a uma amostra de futuros estudantes desta academia
para identificar as dificuldades sentidas na utilização da plataforma,
desde o primeiro momento em que com a mesma se contacta.
Os resultados desta análise conduziram, concetualmente, a uma
proposta para o redesign da interação com o PACO, mas também à
sua declinação num protótipo, que foi testado por alunos e futuros
alunos da Universidade de Aveiro, permitindo o seu redesenho para
eliminar (ou, pelo menos, mitigar) as lacunas detetadas.
A proposta apresentada neste documento não pretende constituir-se
como uma solução fechada. A sua utilidade deduz-se, principalmente,
do conjunto de indicações consideradas essenciais para uma efetiva
qualificação da interação/experiência com o Portal Académico da
Universidade de Aveiro. The research here presented emerged from an empirical evidence, as a student of the University of Aveiro, about the poor quality in terms of interaction and experience of the Portal Académico da Universidade de Aveiro (PACO), and also from a willingness to develop a solution to that problem. In this way, at the initial stage of this research, a survey was carried out with students of University of Aveiro, in order to establish the relevance about the problem in its real context, and also to understand the students’ openness to new solutions for the interaction with this online management system. The survey was combined with usability tests with a sample of possible future students of a university, to identify the main issues using the platform since their first contact with it. The results of this analysis has led, conceptually, to a redesign proposal of PACO’s interaction model, and also to a prototype development, which was tested by current and possible future students of the University of Aveiro, allowing its redesign to eliminate (or, at least, mitigate), the identified gaps. The proposal here presented is not intended to be a final solution. Its utility can be seen mainly from the generated set of information to develop an effective solution to improve the interaction and experience of the Portal Académico da Universidade de Aveiro. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25290 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Beatriz Maurício Pais.pdf | 39.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.