Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25290
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBranco, Vasco Afonso da Silvapt_PT
dc.contributor.authorPais, Ana Beatriz Mauríciopt_PT
dc.date.accessioned2019-02-12T15:00:13Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25290-
dc.description.abstractEste trabalho de investigação surgiu da constatação empírica, enquanto estudante da Universidade de Aveiro, da falta de qualidade da interação/experiência proporcionada pelo Portal Académico da Universidade de Aveiro (PACO) e da vontade, consequente, de desenvolver um contributo para obviar esse problema. Assim, procedeu-se, numa primeira instância, à elaboração e realização de um inquérito junto dos alunos da Universidade de Aveiro com o intuito de confirmar a relevância do problema no seu contexto real, bem como de perceber a sua recetividade a novas soluções para a interação com esse sistema de gestão académica online. O inquérito foi complementado com testes de usabilidade recorrendo a uma amostra de futuros estudantes desta academia para identificar as dificuldades sentidas na utilização da plataforma, desde o primeiro momento em que com a mesma se contacta. Os resultados desta análise conduziram, concetualmente, a uma proposta para o redesign da interação com o PACO, mas também à sua declinação num protótipo, que foi testado por alunos e futuros alunos da Universidade de Aveiro, permitindo o seu redesenho para eliminar (ou, pelo menos, mitigar) as lacunas detetadas. A proposta apresentada neste documento não pretende constituir-se como uma solução fechada. A sua utilidade deduz-se, principalmente, do conjunto de indicações consideradas essenciais para uma efetiva qualificação da interação/experiência com o Portal Académico da Universidade de Aveiro.pt_PT
dc.description.abstractThe research here presented emerged from an empirical evidence, as a student of the University of Aveiro, about the poor quality in terms of interaction and experience of the Portal Académico da Universidade de Aveiro (PACO), and also from a willingness to develop a solution to that problem. In this way, at the initial stage of this research, a survey was carried out with students of University of Aveiro, in order to establish the relevance about the problem in its real context, and also to understand the students’ openness to new solutions for the interaction with this online management system. The survey was combined with usability tests with a sample of possible future students of a university, to identify the main issues using the platform since their first contact with it. The results of this analysis has led, conceptually, to a redesign proposal of PACO’s interaction model, and also to a prototype development, which was tested by current and possible future students of the University of Aveiro, allowing its redesign to eliminate (or, at least, mitigate), the identified gaps. The proposal here presented is not intended to be a final solution. Its utility can be seen mainly from the generated set of information to develop an effective solution to improve the interaction and experience of the Portal Académico da Universidade de Aveiro.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectdesenho webpt_PT
dc.subjectexperiência do utilizadorpt_PT
dc.subjectplataforma de gestãopt_PT
dc.subjectusabilidadept_PT
dc.titleUm contributo para a qualificação da experiência dos estudantes com o portal académico da Universidade de Aveiro (PACO)pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.date.embargo2018-
dc.identifier.tid202232158-
dc.description.masterMestrado em Designpt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Beatriz Maurício Pais.pdf39.97 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.