Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/25087
Title: | Recursos digitais para diagnóstico e avaliação do tema Circunferência no 3º ciclo do ensino básico |
Author: | Rocha, Marta Isabel Cunha da |
Advisor: | Descalço, Luís Oliveira, Paula |
Keywords: | Gamificação Recursos digitais Ensino Matemática Circunferência Ângulos Arcos Questões de escolha múltipla Exercícios parametrizados |
Defense Date: | 11-Dec-2017 |
Abstract: | O Ensino tem vindo a sofrer muitas alterações ao longo dos últimos anos.
Desde os programas das disciplinas às práticas letivas, muitas têm sido as
modificações que a Escola tem suportado.
Uma das principais razões para estas mudanças está relacionada com o crescente
insucesso dos alunos. A falta de motivação e de interesse dos discentes
pela aprendizagem tem condicionado muito a obtenção de sucesso às diversas
disciplinas.
No sentido de melhorar os resultados escolares, os professores têm, ao longo
dos anos, vindo a alterar as suas práticas letivas, adequando-as aos interesses,
convicções e objetivos dos alunos.
Por este motivo, a gamificação da educação tem vindo a ganhar cada vez
mais adeptos. A utilização de jogos em contexto de sala de aula tem sido
uma das ferramentas utilizadas no combate ao insucesso escolar.
O presente trabalho tem como principal objetivo o desenvolvimento de recursos
digitais sobre o tema Propriedades de ângulos, cordas e arcos definidos
numa circunferência, os quais foram desenvolvidos na plataforma ModelMaker
do Projeto Matemática Ensino (PmatE) da Universidade de Aveiro. Estes
recursos poderão ser utilizados por professores e alunos como uma ferramenta
de diagnóstico, consolidação e avaliação das aprendizagens, bem
como, podem ser usados como um instrumento de motivação para o combate
ao insucesso escolar, nomeadamente, da disciplina de Matemática.
Ao longo do ano letivo 2016/2017, fui construindo provas com os recursos
disponibilizados na plataforma de ensino assistido PmatE, as quais foram resolvidas
pelos alunos como complemento aos exercícios do manual Teaching has undergone many changes over the last few years. Many modifications have been supported by the School, from disciplinary programs to teaching practices. One of the main reasons for these changes is related to the increase of students’ school failure. The students’ lack of motivation and interest in learning has interfered on success achievement in different disciplines. In order to improve school results, teachers have been changing their teaching practices, over the last years, adapting them to the interests, convictions and goals of the students. The main purpose of this project is the development of digital resources on the properties of angles, chord and arcs defined on a circle, which were developed in the ModelMaker platform of the Mathematical Teaching Project (PmatE) of the University of Aveiro. These resources can be used by teachers and students as a tool for the diagnosis, consolidation and evaluation of learning, as well as be used, as a motivational tool to fight against school failure, particularly in Mathematics. Throughout the school year 2016/2017, I’ve created tests using the resources available on the assisted teaching platform - PmatE, which were answered by the students as a complement of the exercises available on the school manual |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25087 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DMat - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento.pdf | 2.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.