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http://hdl.handle.net/10773/24602
Title: | Estudo de viabilidade económica da substituição de uma frota de veículos a combustíveis fósseis para elétricos |
Author: | Nunes, Miguel Alexandre Pereira |
Advisor: | Oliveira, Miguel da Silva Campos, António Gil d'Orey de Andrade |
Keywords: | Mobilidade elétrica Veículos elétricos Tempo de amortização Emissões Fotovoltaico |
Defense Date: | 25-Jul-2018 |
Abstract: | Este projeto tem como base uma análise técnico-económica relativa à
substituição de uma frota de veículos convencionais por elétricos da empresa
INOVA. De modo a compreender melhor o tema, foi efetuada uma análise
sobre enquadramento legal relativamente à mobilidade elétrica, os tipos de
veículos existentes no mercado atual, as suas vantagens e desvantagens e as
formas de carregamento.
Tendo em conta as disponibilidades dos construtores automóveis de veículos
elétricos foram identificados os substitutos que melhor se adequavam às
necessidades, tendo sido analisados os tempos de amortização do
investimento de todas as soluções propostas. Para esta análise foram
utilizados os preços atuais dos combustíveis, da energia elétrica, adicionando
ainda os custos de manutenção de cada veículo de forma a avaliar a melhor
solução. Foi dada também importância às emissões dos veículos elétricos,
tendo sido comparadas com os veículos existentes na frota.
Por fim, foi dimensionado um sistema fotovoltaico no regime de autoconsumo
da empresa, de modo a que esta consiga economizar nos custos da energia
elétrica. In the present project, a technical-economic analysis was carried out to substitute the fleet of conventional diesel or gasoline vehicles with electric vehicles from INOVA, a company located in Cantanhede. It was carried out the analysis of the Portuguese legislation related to electric mobility, the electric vehicles charging methods, an analysis of advantages and disadvantages relative to the electric vehicles currently available in the market, and an evaluation of the company requirements in term of mobility. Based on the current price of fuel, electricity, and operations and maintenance cost an invested amortization was calculated for each vehicle. An assessment of the pollutants emission was done, compared the future emission of CO2 from the electric vehicles to the actual emission of the vehicles in the company’s fleet. Finally, a photovoltaic system was planned in the company for turning self-sufficient, therefore a reduction of electricity cost. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/24602 |
Appears in Collections: | DAO - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
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