Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24602
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Miguel da Silvapt_PT
dc.contributor.advisorCampos, António Gil d'Orey de Andradept_PT
dc.contributor.authorNunes, Miguel Alexandre Pereirapt_PT
dc.date.accessioned2018-11-09T15:09:02Z-
dc.date.available2018-11-09T15:09:02Z-
dc.date.issued2018-07-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/24602-
dc.description.abstractEste projeto tem como base uma análise técnico-económica relativa à substituição de uma frota de veículos convencionais por elétricos da empresa INOVA. De modo a compreender melhor o tema, foi efetuada uma análise sobre enquadramento legal relativamente à mobilidade elétrica, os tipos de veículos existentes no mercado atual, as suas vantagens e desvantagens e as formas de carregamento. Tendo em conta as disponibilidades dos construtores automóveis de veículos elétricos foram identificados os substitutos que melhor se adequavam às necessidades, tendo sido analisados os tempos de amortização do investimento de todas as soluções propostas. Para esta análise foram utilizados os preços atuais dos combustíveis, da energia elétrica, adicionando ainda os custos de manutenção de cada veículo de forma a avaliar a melhor solução. Foi dada também importância às emissões dos veículos elétricos, tendo sido comparadas com os veículos existentes na frota. Por fim, foi dimensionado um sistema fotovoltaico no regime de autoconsumo da empresa, de modo a que esta consiga economizar nos custos da energia elétrica.pt_PT
dc.description.abstractIn the present project, a technical-economic analysis was carried out to substitute the fleet of conventional diesel or gasoline vehicles with electric vehicles from INOVA, a company located in Cantanhede. It was carried out the analysis of the Portuguese legislation related to electric mobility, the electric vehicles charging methods, an analysis of advantages and disadvantages relative to the electric vehicles currently available in the market, and an evaluation of the company requirements in term of mobility. Based on the current price of fuel, electricity, and operations and maintenance cost an invested amortization was calculated for each vehicle. An assessment of the pollutants emission was done, compared the future emission of CO2 from the electric vehicles to the actual emission of the vehicles in the company’s fleet. Finally, a photovoltaic system was planned in the company for turning self-sufficient, therefore a reduction of electricity cost.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMobilidade elétricapt_PT
dc.subjectVeículos elétricospt_PT
dc.subjectTempo de amortizaçãopt_PT
dc.subjectEmissõespt_PT
dc.subjectFotovoltaicopt_PT
dc.titleEstudo de viabilidade económica da substituição de uma frota de veículos a combustíveis fósseis para elétricospt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202234630-
dc.description.masterMestrado em Sistemas Energéticos Sustentáveispt_PT
Appears in Collections:DAO - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf4.83 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.