Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/24319
Título: Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arco
Autor: Sousa, Ana Sofia Rodrigues
Orientador: Lloyd, David W.
Foletto, Clarissa
Palavras-chave: Interação pais-professor-aluno
Envolvimento parental
Guião de estudo
Conto musicado
Estratégias de ensino e aprendizagem
Viola d’arco
Data de Defesa: 4-Mai-2018
Resumo: O presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música. Dentro do nosso atual cenário educacional musical, é necessário cada vez mais envolver o meio familiar na aprendizagem instrumental do aluno. Para isso, os professores de instrumento devem investigar, compreender e utilizar estratégias de interação entre paisprofessor- aluno, de forma a agilizar o processo de aprendizagem. Com este projeto pretende-se compreender o impacto na interação entre pais-professor-aluno no ensino e aprendizagem da viola d’arco através da aplicação consciente de estratégias e que tipo de interação é gerado por elas. São duas as estratégias aplicadas: a utilização de Guiões de Estudo semanais para Alunos e Pais e a criação de um Conto Musicado, intitulado “Era uma vez uma Viola D’Arco…”, escrito por Alunos e Pais
The present dissertation presents the activities developed throughout the discipline of Supervised Teaching Practice, inserted in the Master in Music Teaching. Within our current musical educational scenario, it is increasingly necessary to involve the family environment in the student's instrumental learning. For this, the instrument teachers should investigate, understand and use strategies of interaction between parentsteacher- student, in order to streamline the learning process. This project intends to understand the impact on the interaction between parent-teacher-student in the teaching and learning of viola through the conscious application of strategies and what kind of interaction is generated by them. There are two strategies applied: the use of weekly Study Guides for Students and Parents and the creation of a Music Tale, titled "Once upon a Time, a Viola ..." written by Students and Parents
URI: http://hdl.handle.net/10773/24319
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf3.61 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.