Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/24051
Título: (in)Visível: o corpo além imagem
Autor: Rebello, Magda Souza do Nascimento
Orientador: Magalhães, Graça Maria Alves dos Santos
Palavras-chave: Corpo
Arte contemporânea
Fotografia
Imagem
Visível / invisível
Data de Defesa: 2017
Resumo: O presente trabalho propõe-se discutir as questões da semiótica através do projeto artístico (in)Visível – o corpo além da imagem, será desenvolvido dentro do âmbito dos Estudos de Arte, através do estudo das técnicas fotográficas. O registro do corpo como objeto de análise, o desenvolvimento de imagens técnicas e a linguagem poética utilizada como expressão serão as ferramentas utilizadas como pesquisa para desenvolvimento do projeto. A metodologia desenvolvida será prático-teórica. As teorias pesquisadas serão sobre o corpo como imagem e/ou a imagem como corpo, nos conceitos teóricos serão abordados temas da semiótica Pierciana, a relação signo-significado na obra de arte de acordo com os conceitos de Umberto Eco em Obra aberta, e filosofia da fotografia através de Barthes, Flusser e Sontag. O projeto artístico prático terá a elaboração e imagens fotográficas; onde as questões do corpo como objeto de estudo artístico e imagem será desenvolvido através de autorretratos. A relação do corpo versus universo (relação pessoa-natureza) será desenvolvida através do detalhe das imagens, observando as marcas (sinais) presentes no corpo fotografado. Através de impressões em suportes diversificados, busca-se a materialização das ideias.
This study aims to delve into semiology through the artistic project “(in)Visível – O Corpo Além da Imagem” (“(in)Visible- The Body Beyond the Image”) developed following a review of photographic techniques within the Studies of Art. The picture of the body as the object of analysis, the development of technical images and the poetic language used as a form of expression are the research tools used during the process. The methodology applied is theoretical-practical. The theoretical approach focuses on the concept of the body as an image and/or the image as a body using Peircean semiotic, the relationship between sign and function in works of art according to the theory of Umberto Eco in “The Open Work”, and the philosophy of photography according to Barthes, Flusser and Sontag. The artistic project itself will contain photographic images in which the concept of the body as a mean of artistic and imagery analysis will be explored through self portraits. A relationship between body and universe (man-nature relationship) will be featured in the spots (birthmarks) on the detailed images of the body. For these ideas to come to fruition, various printing materials were used.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24051
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf54.79 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.