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http://hdl.handle.net/10773/23701
Título: | Desenvolvimento de uma bicicleta de baixa manutenção |
Autor: | Cabral, Daniel Sousa |
Orientador: | Ramos, António Manuel Relvas, Carlos Alberto Moura |
Palavras-chave: | Engenharia mecânica Bicicletas - Manutenção Polipropileno Mobilidade - Áreas urbanas Ciclismo |
Data de Defesa: | 2018 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O setor dos transportes é um dos maiores contribuintes de emissões de
poluentes e de consumo de energia na União Europeia, e o modo rodovi
ário representa 3/4 dessa parcela. Torna-se, por isso, vital desenvolver e
aperfeiçoar soluções de mobilidade alternativas que contrariem a crescente
tendência do uso do automóvel como forma de mobilidade individual.
Em Portugal, os dados estatísticos revelam que a distância média diária percorrida
de automóvel não ultrapassa os 20 km, o que a torna perfeitamente
compatível com o uso da bicicleta, e apesar do mercado das bicicletas e de
utilizadores estar a aumentar, parece existir um grupo de utilizadores que
gostam de andar de bicicleta mas não querem ou não têm qualquer predisposi
ção para a realização das tarefas de manutenção.
Assim, esta dissertação teve por objetivo o desenvolvimento de uma bicicleta,
de cariz urbano, que exigisse o menor nível de manutenção possível.
Deste modo, mesmo considerando ambientes mais agrestes, ou climas muito
húmidos, e também para situações de bikesharing foram analisadas as várias
soluções existentes no mercado de forma a minimizar os problemas de manuten
ção ou a oxidação dos vários componentes. Este trabalho contemplou
igualmente o desenvolvimento de um quadro polimérico como solução alternativa
às soluções atuais de bicicleta, nomeadamente a utilização da bra
de carbono à qual está associada um elevado preço. The transport sector is one of the largest contributors of pollutant emissions and energy consumption in the European Union, and the road mode represents 3/4 of this parcel. It is therefore vital to develop and rede ne alternative mobility solutions that goes against the growing trend of car usage as a form of individual mobility. In Portugal, statistical data shows that the average daily distance traveled by car does not exceed 20 km, which makes it perfectly compatible with bicycle usage, and although the market for bicycles and users is increasing, there seems to be a group of users who enjoy cycling but do not want or do not have any predisposition to perform maintenance tasks. Thus, this dissertation had as objective the development of an urban characteristic bicycle, that requires the lowest level of maintenance possible. In this way, even considering the harshest environments, or very humid climates, and for bikesharing situations, it was made an analysis of the various solutions in the market in order to minimize the problems of maintenance or oxidation of the various components. This work also contemplated the development of a polymer framework as an alternative material to current bicycle solutions, namely the use of carbon fiber which has a high price associated. |
Descrição: | Mestrado em Engenharia Mecânica |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23701 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
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