Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/23609
Título: | Gestão do ambiente educativo e metodologia de trabalho de projeto: perspetivando o desenvolvimento da autonomia da criança |
Autor: | Morais, Dora Maria da Silva Fernandes Lopes |
Orientador: | Castro, Dora Maria Ramos Fonseca de |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Ambiente educativo Autonomia (Psicologia) - Crianças Desenvolvimento das crianças Papel dos professores Papel dos alunos Trabalho de projeto - Autonomia |
Data de Defesa: | 2017 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Este relatório insere-se no âmbito do estágio profissional do Mestrado em
Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade
do Aveiro, no decurso do ano letivo de 2016/2017 e pretende revelar o estudo
e a intervenção pedagógica num contexto de educação de infância.
O relatório subordinado ao tema “Gestão do ambiente educativo e metodologia
de trabalho de projeto: Perspetivando o desenvolvimento da autonomia da
criança.” integra várias partes que revelam o nosso percurso neste processo.
Depois de apresentarmos a problemática do estudo e sua contextualização
exploramos quer do ponto de vista político–legal, quer do ponto de vista teórico
as questões que consideramos importantes para o desenvolvimento da
autonomia da criança no seu processo de aprendizagem: a gestão do
ambiente educativo e a utilização da metodologia de trabalho projeto.
Posteriormente, apresentamos um estudo de natureza exploratória que
realizámos num Jardim de infância com o objetivo de conhecer a perceção dos
docentes sobre as questões em análise. Situamos o nosso estudo numa
perspetiva qualitativa e nessa linha privilegiamos a entrevista como
instrumento central para a recolha de dados e para a sua análise a técnica
especifica de análise de conteúdo. Tendo em conta os objetivos definidos,
apresentamos as conclusões do estudo fazendo uma leitura dos resultados à
luz do quadro político-legal e do quadro teórico. Em termos gerais podemos
afirmar que os atores entrevistados consideram a gestão do ambiente
educativo e a utilização da metodologia de trabalho de projeto como mais–
valias para o desenvolvimento da autonomia da criança na construção das
suas aprendizagens.
Por fim, apresentamos o nosso projeto de intervenção que é suportado pela
abordagem teórica que privilegiamos, pelo enquadramento legal atual e pelo
estudo empírico realizado no contexto de educação de infância. O projeto de
intervenção constitui uma estratégia global de ação onde é privilegiada a
metodologia de trabalho de projeto e a gestão participada das diferentes
variáveis do ambiente educativo This report is part of the professional internship of the Masters in Pre-primary and Primary Education of the University of Aveiro during the academic year 2016/2017 and intends to reveal the study and pedagogical intervention in a context of childhood education. The report on the theme "Management of the educational environment and work methodology of the project: Perspecting the development of the autonomy of the child." integrates several parts that reveal our course in this process. After presenting the problematic of the study and its contextualization we explore both from the political-legal point of view and from the theoretical point of view the issues that we consider important for the development of the autonomy of the child in their learning process: the management of the educational environment and the use of the project work methodology. Subsequently, we present an exploratory study that we conducted in a kindergarten with the objective of knowing the teachers' perception about the issues under analysis. We place our study in a qualitative perspective and in this line we privilege the interview as a central instrument for the collection of data and for its analysis the specific technique of content analysis. Taking into account the defined objectives, we present the conclusions of the study by reading the results in light of the political-legal framework and the theoretical framework. In general terms we can affirm that the interviewed actors consider the management of the educational environment and the use of the project work methodology as added value for the development of the autonomy of the child in the construction of their learning. Finally, we present our project of intervention that is supported by the theoretical approach that we privilege, by the current legal framework and by the empirical study carried out in the context of childhood education. The intervention project constitutes a global strategy of action where the methodology of project work and the participative management of the different variables of the educational environment is privileged. |
Descrição: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23609 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 9.34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.