Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/23281
Title: | O uso das tecnologias da comunicação pelos professores das licenciaturas nas universidades federais do nordeste brasileiro |
Author: | Silva, Elbênia Marla Ramos |
Advisor: | Ramos, Fernando Batista, João Carlos Lopes |
Keywords: | Tecnologias da informação e comunicação Ensino superior - Nordeste (Brasil) Formação de professores - Nordeste (Brasil) Multimédia em educação |
Defense Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O mundo permeado por tanta tecnologia tem gerado muitas
mudanças e inovações nos diversos setores sociais. Como
consequência dessa cultura social da contemporaneidade, essa
evolução tecnológica nos auxilia em muitas práticas diárias, como a
possibilidade de comunicarmos com pessoas, independente das
distâncias geográficas. Assim, as tecnologias da comunicação têm
potencializado também o âmbito educacional e nos permitem pensar
em novos desafios a serem encarados pelo sistema educacional e,
principalmente, por quem o faz: os professores.
Esses profissionais se veem à frente das novas possibilidades de
práticas pedagógicas, como por meio de PLE, LMS, blogues,
microblogs, weblogs e softwares sociais. Deste modo, inclui-se
também as novas estratégias dos professores ao se organizarem
para fazer uso destas tecnologias nas suas práticas.
Nesse contexto, o presente documento tem por objetivo apresentar
a revisão temática, com enfoque no uso das tecnologias da
comunicação no ensino superior, para embasar a investigação que
envolve professores das universidades federais do nordeste
brasileiro e que usam as tecnologias da comunicação. Além disso, o
foco é também propor, com base nas boas práticas internacionais
de uso dessas tecnologias, recomendações para que esse uso seja
feito por outros docentes das instituições. A questão de investigação
que permeia este trabalho é: “Quais são, e como podem ser
melhoradas, as práticas docentes dos professores dos cursos de
licenciaturas das universidades federais do nordeste brasileiro no
domínio do uso das tecnologias da comunicação?”.
Descreve-se a metodologia, que se efetivou com a elaboração de
um questionário I para recolher os primeiros dados e, em momento
posterior, com a aplicação de outros questionários com perguntas
abertas, destinados aos coordenadores e professores,
especificamente das universidades que não foram identificadas
muitas respostas na primeira recolha de dados.
Em suma, os resultados alcançados demonstram que os docentes
utilizam as tecnologias da comunicação em suas práticas, sendo
que o uso frequente se refere às plataformas de gestão e de
aprendizagem, tanto em suas atividades de planejamento
pedagógico quanto nas atividades de ensino e de aprendizagem. Ou
seja, apesar de ser um resultado considerado positivo, o uso ainda é
muito limitado a um único exemplo de plataforma da comunicação. The world permeated by so many technologies has generated many changes and innovations in the various social sectors. As results of this social culture of contemporaneity, this technological evolution helps us in many daily practices, such as the possibility of communicating with people, regardless of geographical distances. Communication technologies have enhanced the educational scope and allows us to think of new challenges to be faced by the educational system and, especially, for who does it: teachers. These professionals perceive themselves in front of the new possibilities of teaching practices, such as using PLE, LMS, blogs, microblogs, weblogs and social software. Thus, includes the new strategies of teachers when they organize themselves to make use of these technologies in their practices. In this context, this paper aims to present a thematic review, focusing on the use of communication technologies in higher education, to support the research that aims to study how the teachers of the Federal universities of brazilian northeast make use of communication technologies. In addition, the focus is also propose, on the basis of international best practices for use of these technologies, recommendations for this use is done by other teachers. The research question that permeates this work is: “Which are, and how they can be improved, the teaching practices of teachers of undergraduate courses of the Brazilian Northeast Federal universities in the field of the use of communication technologies?". The methodology is described, which was carried out with the elaboration of an questionnaire I to collect the first data and, at a later time, the application of other questionnaires with open questions, destined to coordinators and teachers, specifically of universities that were not identified in the first data collection. In short, the results obtained demonstrate that teachers use communication technologies in their practices. Management and learning plataforms are used frequently in pedagogic planning actions as well as in teaching and learning activities. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23281 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_ entrega_final.pdf | 5.6 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.