Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/23281
Título: O uso das tecnologias da comunicação pelos professores das licenciaturas nas universidades federais do nordeste brasileiro
Autor: Silva, Elbênia Marla Ramos
Orientador: Ramos, Fernando
Batista, João Carlos Lopes
Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação
Ensino superior - Nordeste (Brasil)
Formação de professores - Nordeste (Brasil)
Multimédia em educação
Data de Defesa: 2018
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O mundo permeado por tanta tecnologia tem gerado muitas mudanças e inovações nos diversos setores sociais. Como consequência dessa cultura social da contemporaneidade, essa evolução tecnológica nos auxilia em muitas práticas diárias, como a possibilidade de comunicarmos com pessoas, independente das distâncias geográficas. Assim, as tecnologias da comunicação têm potencializado também o âmbito educacional e nos permitem pensar em novos desafios a serem encarados pelo sistema educacional e, principalmente, por quem o faz: os professores. Esses profissionais se veem à frente das novas possibilidades de práticas pedagógicas, como por meio de PLE, LMS, blogues, microblogs, weblogs e softwares sociais. Deste modo, inclui-se também as novas estratégias dos professores ao se organizarem para fazer uso destas tecnologias nas suas práticas. Nesse contexto, o presente documento tem por objetivo apresentar a revisão temática, com enfoque no uso das tecnologias da comunicação no ensino superior, para embasar a investigação que envolve professores das universidades federais do nordeste brasileiro e que usam as tecnologias da comunicação. Além disso, o foco é também propor, com base nas boas práticas internacionais de uso dessas tecnologias, recomendações para que esse uso seja feito por outros docentes das instituições. A questão de investigação que permeia este trabalho é: “Quais são, e como podem ser melhoradas, as práticas docentes dos professores dos cursos de licenciaturas das universidades federais do nordeste brasileiro no domínio do uso das tecnologias da comunicação?”. Descreve-se a metodologia, que se efetivou com a elaboração de um questionário I para recolher os primeiros dados e, em momento posterior, com a aplicação de outros questionários com perguntas abertas, destinados aos coordenadores e professores, especificamente das universidades que não foram identificadas muitas respostas na primeira recolha de dados. Em suma, os resultados alcançados demonstram que os docentes utilizam as tecnologias da comunicação em suas práticas, sendo que o uso frequente se refere às plataformas de gestão e de aprendizagem, tanto em suas atividades de planejamento pedagógico quanto nas atividades de ensino e de aprendizagem. Ou seja, apesar de ser um resultado considerado positivo, o uso ainda é muito limitado a um único exemplo de plataforma da comunicação.
The world permeated by so many technologies has generated many changes and innovations in the various social sectors. As results of this social culture of contemporaneity, this technological evolution helps us in many daily practices, such as the possibility of communicating with people, regardless of geographical distances. Communication technologies have enhanced the educational scope and allows us to think of new challenges to be faced by the educational system and, especially, for who does it: teachers. These professionals perceive themselves in front of the new possibilities of teaching practices, such as using PLE, LMS, blogs, microblogs, weblogs and social software. Thus, includes the new strategies of teachers when they organize themselves to make use of these technologies in their practices. In this context, this paper aims to present a thematic review, focusing on the use of communication technologies in higher education, to support the research that aims to study how the teachers of the Federal universities of brazilian northeast make use of communication technologies. In addition, the focus is also propose, on the basis of international best practices for use of these technologies, recommendations for this use is done by other teachers. The research question that permeates this work is: “Which are, and how they can be improved, the teaching practices of teachers of undergraduate courses of the Brazilian Northeast Federal universities in the field of the use of communication technologies?". The methodology is described, which was carried out with the elaboration of an questionnaire I to collect the first data and, at a later time, the application of other questionnaires with open questions, destined to coordinators and teachers, specifically of universities that were not identified in the first data collection. In short, the results obtained demonstrate that teachers use communication technologies in their practices. Management and learning plataforms are used frequently in pedagogic planning actions as well as in teaching and learning activities.
URI: http://hdl.handle.net/10773/23281
Aparece nas coleções: DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese_ entrega_final.pdf5.6 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.