Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/23158
Título: Confiança na economia de partilha : o caso AIRBNB
Autor: Faria, Patrícia Ferreira de Carvalho
Orientador: Costa, Rui Augusto da
Palavras-chave: Alojamento
Turismo - Relações interpessoais
Plataformas digitais
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: As plataformas relacionadas com a Economia de Partilha, como o Airbnb, começaram a manifestar-se recentemente na indústria do turismo. Graças a elas, e um pouco por todo o mundo, cada vez mais pessoas arrendam quartos a estranhos. A partilha é intrínseca e intuitiva, e está intimamente ligada à progressão do desenvolvimento humano, sendo também um dos mais antigos comportamentos do Homem. A confiança é o fator inerente a todas as atividades relacionadas com a partilha. Assim, este projecto apresenta resultados de um estudo aprofundado focado nesta nova tendência de partilha de bens, que tem demonstrado crescimento exponencial nos últimos anos, e aborda a questão de como a confiança é estabelecida e mantida na Economia de Partilha, especificamente na plataforma Airbnb, a partir da perspectiva do utilizador. Este estudo teve como principal objetivo aferir qual a influência da confiança na utilização de plataformas de alojamento como a Airbnb. Os dados foram recolhidos através do preenchimento de um questionário, auto administrado, e disponibilizado através da Internet, no período de 20 de Outubro de 2016 a 20 de Novembro de 2016. Foram obtidos 263 questionários válidos, considerando a população de Portugal continental e ilhas. Os principais resultados obtidos neste estudo indicam que a precisão e consistência da informação, o ranking do alojamento, e o conteúdo presente nos comentários online, são fatores determinantes na escolha do utilizador.
Sharing economy platforms, such as Airbnb, are expanding in the tourism Industry. Because of that, all over the world, people are renting rooms from strangers through them. Sharing is intrinsic and intuitive, is inextricably entwined with the progression of human development, and is one of the oldest human behaviors. Trust is the enabling factor inherent within all sharing-sector activities. Thus, this project presents results from an in-depth study focused on new trend of asset sharing, which has grown exponentially in recent years, and addresses the topic of how trust is established and sustained in the sharing economy, specifically in the Airbnb platform, from the user’s perspective. This work’s main purpose was to study the influence of trust in the use of hosting platforms such as Airbnb. The data was collected through the filling-in of a self-administered survey, which remained available in the Internet from October 20, 2016 to November 20, 2016. A total of 263 valid questionnaires were obtained, considering the population of mainland Portugal and islands. The main results obtained in this study indicate that the precision and consistency of the information, the ranking of the accommodation, and the information present in the online comments, are determining factors in the user’s decision.
Descrição: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/23158
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf4.37 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.