Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/22826
Título: Serious games: na avaliação de e para as aprendizagens em ciências
Autor: Silva, Patrícia Christine Barros da
Orientador: Rodrigues, Ana Alexandra Valente
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Videojogos - Estratégias de aprendizagem
Avaliação da aprendizagem
Ensino das ciências
Jogos de computador
Data de Defesa: 2017
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente relatório final de estágio traduz o processo de conceção, implementação e avaliação de um projeto de intervenção desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional. Este projeto incidiu na conceção de atividades de avaliação, nomeadamente serious games, recorrendo aos testes de avaliação e concept cartoon como parâmetro de comparação. Pretendeu-se com este projeto: i) averiguar as vantagens e desvantagens dos serious games como atividade de avaliação de aprendizagens em ciências; ii) avaliar o efeito do projeto na conceção das crianças sobre o processo de avaliação; iii) avaliar o impacte do desenvolvimento da professora-investigadora a nível pré-profissional, social e pessoal. O projeto foi desenvolvido tendo por base a literacia científica, a importância das ciências desde os primeiros anos, perspetiva de ensino por pesquisa e orientações teóricas sobre vídeojogos. As atividades de avaliação consistiram na implementação de serious games, testes de avaliação e concept cartoon. A metodologia aplicada neste projeto foi a de investigação-ação, em que se utilizaram as seguintes técnicas de recolha de dados: inquérito por entrevista; a observação participante e a compilação documental. No que diz respeito à análise de dados, optou-se por uma análise de conteúdo, dado a natureza dos dados recolhidos. A leitura, interpretação e a análise dos dados indicia que os serious games, em comparação com aos testes de avaliação e concept cartoons, apresentam um conjunto de vantagens, revelando ser uma boa atividade de avaliação das aprendizagens das crianças em ciências. O projeto também parece ter contribuído para uma conceção mais consciente quanto ao processo de avaliação das crianças. Este projeto permitiu que a professora-investigadora desenvolvesse competências enquanto pré-profissional de educação e investigação quer a nível de conhecimento didático quer a nível de capacidades investigativas, verificando-se igualmente o desenvolvimento de competências tecnológicas.
This internship final report translates the conception, implementation and evaluation process of an intervention project developed in the context of the courses of Prática Pedagócica Supervisionada and Seminário de Investigação Educacional. This project focused on the conception of evaluation activities, namely, serious games, by using evaluation tests and concept cartoon as a comparison parameter. The intention of this project was to: I) assess the advantages and disadvantages of serious games as evaluation and learning activities in the field of science; II) evaluate thyself in the children’s conception of the evaluation process; III) evaluate the impact of the teacher-researcher development at a pre-professional, social and personal level. This project was developed in accordance to the scientific literacy, the importance of science since the first years, the perspective of teaching by research and video-game theory orientations. The evaluation activities were composed by implementing serious games, evaluation tests and concept cartoon. The applied methodology was the investigation-action, in which the following data gathering techniques where used: Inquiry by interview, participant observation and documental compilation. In concern to data analysis and given the nature of the data, the option fell under content analysis. The reading, interpretation and data analysis allowed us to conclude that serious games, in comparison with the traditional evaluation tests e concept cartoons, present a group of advantages, turning out to be the best way to evaluate the children’s learned concepts in the field of science. This project appears to have contributed towards a more understandable conception about the children’s evaluation process. It also allowed for the teacher-researcher to develop skills as an education pre-professional and researcher, both at a learning knowledge level as well as a level of researching capabilities, while at the same time developing technological skills.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/22826
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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