Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/22460
Título: A obra para violão solo de Arthur Kampela e suas implicações na performance
Autor: Cury, Fernando Sávio da Conceição
Orientador: Carvalho, José Paulo Torres Vaz de
Palavras-chave: Música contemporânea
Compositores - Brasil - Séc. 20
Interpretação musical
Guitarra clássica
Kampela, Arthur, 1960-
Data de Defesa: 2017
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente trabalho tem o intuito de tratar as peculiaridades inerentes à performance da obra para violão solo do compositor brasileiro Arthur Kampela, obra esta que foi aqui catalogada em duas fases. Em sua segunda fase, o compositor passou a utilizar sistematicamente três técnicas: extended techniques, tapping alla Kampela – termo cunhado a partir dos estudos desenvolvidos na presente pesquisa - e modulação micrométrica. Tais técnicas são, na presente tese, abordadas à luz da revisão dos pronunciamentos do compositor e da literatura que trata da sua obra; de consultas diretas a ele (através de e-mail e entrevista); de consultas a alguns intérpretes que apresentaram este repertório e da minha própria experiência como intérprete. Destas fontes é pesquisado como Kampela compreende a gestualidade, a ergonomia, a desconstrução, a construção rizomática entre outros conceitos. Também é apresentado como o compositor desenvolveu um processo de transferência da técnica e da postura violonística, denominado alla chitarra, com o qual ele utiliza violino, viola e violoncelo que devem ser executados por um violonista. Inclui-se no presente texto um panorama inédito com a produção do compositor, que é dividida, pelo próprio, entre duas vertentes: música popular e nova música contemporânea, estando, nesta última vertente, incluídas as obras para violão solo. Tal panorama assume maior importância ao considerar-se que as peças não estão publicadas e que não há gravações comerciais de grande parte delas. Foi desenvolvido, durante a presente pesquisa, um metrônomo, denominado Micrometric Metronome, com o objetivo de complementar o estudo do ritmo da obra violonística de Kampela. Desta forma, o presente trabalho, oferece informação ao intérprete, apresenta mecanismos para a solução de alguns problemas interpretativos e aponta caminhos para futuras pesquisas sobre a obra deste compositor.
This thesis addresses peculiarities inherent to the performance of solo works for guitar by Arthur Kampela. His work was catalogued into two phases, in which the division occurred due to the fact that Kampela began to systematically employ three techniques in the second phase: extended techniques, tapping alla Kampela and micrometric modulation. Such techniques are, in this thesis, approached as the basis for the revision of the composer’s pronouncements and the literature that deals with his works; during direct contact with the composer and with some of performers of his music; and based on my own experience as performer. Based on these sources, this research analysed how Kampela approaches gesture in music, ergonomics, deconstruction, rhizomatic construction, and other concepts. Moreover, this thesis explains how the composer developed a process of applying the guitar technique and posture, called alla chitarra, to other instruments that must be performed by a guitarist. This thesis includes a panorama of Kampela’s work, divided by the composer himself, into two topics: popular music and new contemporary music. The latter includes the works for solo guitar. The above-mentioned panorama assumes greater importance considering the fact that these pieces are not published and that most of them have not been commercially recorded. A metronome – called Micrometric Metronome – was also developed in this thesis, which aims to complement the study of rhythm in Kampela’s works for guitar. Thus, this thesis provides the performer with information, presenting mechanisms to solve several interpretative problems and pointing out different paths for the development of future research about this composer’s work.
Descrição: Doutoramento em Música (Performance/ Guitarra Clássica)
URI: http://hdl.handle.net/10773/22460
Aparece nas coleções: DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FERNANDO CURY TESE.pdf66.97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.