Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/22449
Título: Da interpretação de música barroca na flauta de sistema Boehm, a partir de um estudo de gravações
Autor: Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima
Orientador: Correia, Jorge Manuel Salgado de Castro
Palavras-chave: Flauta
Música barroca
Interpretação musical
Data de Defesa: 2017
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente trabalho trata o tema da interpretação de música barroca na flauta de sistema Boehm. Efectivamente, o tema da interpretação de música barroca em instrumentos modernos vem ocupando, desde há algumas décadas atrás, um lugar muito importante nas preocupações dos músicos, instrumentistas, musicólogos e investigadores, tendo despoletado divisões entre eles. Essas divisões, assim como as polémicas que o Movimento de Música Antiga veio gerar, estão hoje em dia mais ultrapassadas, assistindo-se portanto a um interesse crescente pelas interpretações historicamente informadas. Resultado de uma análise comparativa de gravações de interpretações desde cerca de 1960 até aos nossos dias, articulada com a realização de entrevistas e com a experiência pessoal, foi proposta uma sistematização de um núcleo de recursos expressivos incontornáveis do estilo barroco, com vista à sua utilização na criação de uma interpretação de duas obras barrocas pela autora (Sonata em Dó Maior, BWV 1033 e Sonata em Mi menor, BWV 1034, de J. S. Bach), assim como no âmbito pedagógico, através de experiências realizadas com cinco alunos. Este trabalho pretende então criar uma proposta interpretativa historicamente informada de obras do período barroco na flauta de sistema Boehm, fazendo o paralelo e o contraste com as práticas performativas anteriores, de tradição romântica ou moderna.
The present work deals with the subject of the interpretation of baroque music on the Boehm system flute. Effectively the theme of baroque music interpretation on modern instruments has already occupied over previous decades a very important position vis a vis the musicians, instrumentalists, musicologists and researchers, triggering divisions between them. These divisions, just as in the polemics that the Early Music Movement has come to generate are nowadays less prevalent, bringing about a growing interest for historically informed performances. Along with the results of a comparative analysis of recordings of interpretations from 1960 to the present, articulated with the realization of interviews and from the author's personal experience, it is proposed to show a systematization of a nucleus of unavoidable expressive resources of the baroque style with the intention of their use in the creation of an interpretation by the author, also in the pedagogic field by way of experiences realized with five pupils. This work intends to create therefore, a historically informed interpretive proposal for two works from the baroque period on the Boehm system flute (C Major BWV 1033 and E minor BWV 1034 Sonatas by J. S. Bach), in parallel and in contrast with the preceding performance practices of the romantic and modern tradition.
Descrição: Doutoramento em Música – Performance
URI: http://hdl.handle.net/10773/22449
Aparece nas coleções: DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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