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http://hdl.handle.net/10773/22447
Título: | Imagem estética e expectativa musical na obra de Fernando Lopes-Graça |
Autor: | Neves, Fausto Manuel da Silva |
Orientador: | Correia, Jorge Manuel Salgado |
Palavras-chave: | Música - Portugal - Séc. 20 Performance musical Estética musical Lopes-Graça, Fernando, 1906-1994 |
Data de Defesa: | 2016 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A música de Fernando Lopes-Graça é
frequentemente associada a uma difícil recepção,
quer por parte dos ouvintes, quer por parte dos
próprios intérpretes.
Propondo-me investigar a preparação e a recepção
da sua performance, começo por clarificar os
conceitos de Performance Musical, de Imagem
Estética e de Expectativa Musical. Neste propósito
recorro ao testemunho empírico de grandes
instrumentistas, ao enquadramento científico e, em
especial, ao neurocientífico, abordando também a
importância da Música no desenvolvimento humano.
Na parte experimental desta pesquisa acedo à vida e
obra de Fernando Lopes-Graça, assim como à
recepção da sua música, através de treze entrevistas
feitas a personalidades próximas do compositor.
Realizo dois estudos quantitativos em torno de um
recital de piano com obras deste autor. Os estudos
investigaram possíveis diferenças da Expectativa
Musical entre:
Estudo I – Um Público Indiferenciado e um Público
com Experiência Coral, ambos assistindo a uma
versão formal do concerto; Estudo II - Um Recital Formal e um Recital
Comentado, ambos assistidos por público
indiferenciado.
Com os conceitos teóricos definidos e os resultados
experimentais, cotejei o pensamento e as posições
de Fernando Lopes-Graça, suscitando a perenidade
ou caducidade do seu magistério, expresso por
escrito entre os anos 1928 (primeiro texto publicado)
e 1994 (falecimento). Revisitei, por fim, a sua
biografia e a sua obra, não contornando as suas
opções ideológicas e partidárias sob a óptica
marxista, buscando confirmação e razões para a
alegada dificuldade de recepção para músicos e
ouvintes. The music of Fernando Lopes-Graça is often associated with difficulties of reception, by listeners and musicians alike. My proposal is to investigate the preparation in performance of his music, starting with the clarification of the concepts of Musical Performance, Aesthetic Image and Musical Expectation. To this aim I make use of the empirical thoughts of great musicians, as well as providing scientific backup, to wit a neuroscientific framework and touching on the importance of music in human social history. In the experimental section of this research I access either Fernando Lopes-Graça’s life and work or his music reception by 13 interviews with nearby personalities of the composer and two quantitative studies about a piano recital with music from this author. The studies have investigated possible differences in Musical Expectation between: Study I - An undifferentiated audience and an audience with amateur choral practice training, both regarding a formal version of the recital; Study II – A formal and a commented recital, both attended by undifferentiated audience.With these defined theoric concepts and with the experimental results I gathered Lopes-Graça’s thoughts and statements on this matter – evoking the perennity or caducity of his mastership, which is expressed in writing between the years of 1928 (first publication) and 1994 (decease). Lastly, I revisited his biography and his work further, not avoiding his ideological and party options from his marxist perspective, in the search for reasons to explain the alleged difficult reception that musicians and listeners often mention. |
Descrição: | Doutoramento em Música – Performance |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/22447 |
Aparece nas coleções: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
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