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http://hdl.handle.net/10773/21968
Title: | Facebook: a importância de uma estratégia de comunicação planeada |
Author: | Dias, Cátia Alexandra Sequeira |
Advisor: | Pereira, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiro |
Keywords: | Estratégia de comunicação Gestão de clientes Redes sociais - Comunicação Marketing |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Hoje em dia, a internet está extremamente presente na vida da
população e, os websites de redes sociais são cada vez mais utilizados
como ferramentas para efetuar a comunicação entre pessoas, sejam
estas consumidores ou empresas.
O Facebook é uma das plataformas com mais utilizadores em todo o
mundo e, é também já muito valorizada como ferramenta de
comunicação por parte das empresas, uma vez que hoje em dia é dada
bastante importância à criação de uma boa gestão de relacionamento
com os clientes, como forma de conhecer melhor as suas preferências.
Neste domínio, o presente trabalho de investigação estabelece diversos
fatores de interesse a contemplar na criação de uma estratégia de
comunicação no Facebook, focando-se sobretudo no sector de café e
pastelaria.
O estudo empírico foi elaborado com base numa pesquisa via
questionário em Agosto de 2016 e do qual fizeram parte elementos da
amostra da população nacional, com presença na rede social Facebook.
Este estudo permitiu concluir que os fatores determinantes que
contribuem para uma boa estratégia de comunicação são sobretudo a
atenção ao detalhe dos conteúdos partilhados e o cuidado em manter
uma comunicação próxima com o cliente, sem esquecer a partilha
regular de conteúdos. Os resultados obtidos permitem ainda apresentar
algumas propostas de comunicação, em formato de publicação, para as
marcas em estudo. Nowadays, the internet has a very strong presence in a person’s life. Social networks, for example, are used more and more as a means of communication, both for individuals and for companies. As one of the platforms with the biggest userbase in the world, Facebook has a tremendous potential when it comes to companies understanding the needs of their clients, and adapting to their preferences. This research exposes many of the factors that should be considered when creating a successful communication strategy on Facebook, specifically through the study of select coffee and bakery brands. The empiric study was made based on a questionnaire done during August 2016. The sample used included people from Portugal who had a strong presence on Facebook. The study concluded that the determinant factors that contribute to a good communication strategy using a social network are the frequency at which content is shared, the amount of detail in said content, and a conscious maintenance of the company-customer relationship. The results obtained also allowed a proposition on how Facebook posts could be formatted for the brands researched. |
Description: | Mestrado em Marketing |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21968 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado ISCA-UA - Dissertações de mestrado |
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