Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/21365
Título: Os sonhadores das sombras : uma cartografia poética das micropolíticas de resistência da dramaturgia da luz Opus Lux
Autor: Souza, Iara Regina da Silva
Orientador: Baptista, Maria Manuel
Lima, Wladilene
Palavras-chave: Estudos culturais
Encenação
Teatro
Poesia
Data de Defesa: 28-Abr-2017
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Propomos nesta investigação a cartografia de uma poética cênica que se exprime através do espetáculo Opus Lux, desvendando os procedimentos e as técnicas que a constituíram. Procedimentos e técnicas dizem respeito a todas as ações e gestos cotidianos, tradicionais ou inventados que tiveram como propósito a encenação do Opus Lux. Para tanto, será utilizado como fonte de dados o caderno de montagem da performer Virginia Abasto. Além disso, foram realizados no Brasil um grupo focal com os quatro membros da equipe de criadores do espetáculo Opus Lux e uma entrevista individual aberta. O objetivo foi estabelecer uma discussão sobre os processos criativos de cada um a partir de alguns temas propostos. Todos os dados produzidos foram tratados a partir da teoria da diferença de Gilles Deleuze e Felix Guattari; dos pressupostos teóricos dos Estudos Culturais como campo de compreensão das questões complexas que envolvem os usos e a construção de sentidos; bem como do teatro experimental, como linguagem aberta e de invenção que possibilita a produção de uma poética da luz.
We propose in this investigation a cartography of a scenic poetics that expresses itself through the spectacle Opus Lux, unveiling the procedures and the techniques that constituted it. Procedures and techniques refer to all traditional and invented everyday actions and gestures that have as their purpose the staging of Opus Lux. For this purpose, the Virginia Abasto performer's assembly diary will be used as data source. In addition, a focus group was held in Brazil with the four members of the creators team of the Opus Lux show and an open individual interview. The objective was to establish a discussion about the creative processes of each one based on some proposed themes. All the data produced were treated from the difference theory of Gilles Deleuze and Felix Guattari; Of the theoretical assumptions of Cultural Studies as a field of understanding of the complex questions that surround the uses and the construction of senses; As well as experimental theater, as an open language and invention that enables the production of a poetics of light.
Descrição: Doutoramento em Estudos Culturais
URI: http://hdl.handle.net/10773/21365
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DLC - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Iara Regina da Silva Souza.pdf4.45 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.