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http://hdl.handle.net/10773/21253
Título: | Avaliação externa de escolas: o plano de melhoria |
Autor: | Campos, Maria de Lurdes Rosa dos Santos Ribeiro de |
Orientador: | Ventura, Alexandre |
Palavras-chave: | Avaliação da educação Avaliação da qualidade Inspecção das escolas Avaliação dos alunos |
Data de Defesa: | 2017 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Muitos são os estudos nacionais e internacionais que têm enfatizado o papel dos sistemas de avaliação externa de escolas na melhoria da educação. Concluído o primeiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas (AEE), a Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC) introduziu algumas alterações ao modelo deste programa, como seja, a obrigatoriedade das escolas apresentarem um plano de melhoria na sequência da avaliação externa. Paralelamente criou a atividade de Acompanhamento da Ação Educativa (AAE) (do programa de acompanhamento da IGEC), centrando-se no acompanhamento das estratégias implementadas por cada organização educativa na sequência da AEE.
Recorrendo ao estudo de caso e investigação-ação para analisar e interpretar o impacto destas medidas e contribuir para o aperfeiçoamento e a tomada de decisão no que diz respeito a estes programas, concluímos que a introdução do Plano de Melhoria (PM) no modelo (2.º ciclo) tornou a Avaliação Externa das Escolas mais consequente e constituiu-se como uma oportunidade de melhoria efetiva na prestação do serviço educativo da escola. O Acompanhamento da Ação Educativa teve muito impacto na implementação do PM, tendo contribuído para o desenvolvimento focalizado e estratégico de uma cultura de aperfeiçoamento institucional.
O Agrupamento onde foi realizado o presente estudo investiu na prossecução de uma cultura de melhoria, exigência e responsabilidade, visando o incremento da qualidade dos processos e dos resultados. Many national and international studies have emphasized the role of the schools’ external evaluation systems on the process of improving education. With the first cycle of the Avaliação Externa das Escolas (AEE) completed, the General Inspectorate of Education and Science (IGEC) made some changes to the format of this program, such as the compulsory presentation by the schools of an Improvement Plan following the external evaluation. At the same time it was created the activity of Acompanhamento da Ação Educativa (AAE) (IGEC monitoring program), focusing on the monitoring of the strategies implemented by each school following the AEE. Using the case study method and investigation-action to analyze and interpret the impact of these measures and to contribute to decision-making improvement regarding these programs, we conclude that the introduction of the Improvement Plan in the model (2nd cycle) brought awareness to Avaliação Externa das Escolas and became an effective opportunity for improvement in the provision of school education service. The Acompanhamento da Ação Educativa had much impact on the implementation of the Improvement Plan and contributed to the development of a more focused and strategic institutional culture of improvement. The school network in which this study was conducted has invested in pursuing a culture of improvement, accuracy and responsibility, focused on the increasing of the processes and the results’ quality. |
Descrição: | Doutoramento em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21253 |
Aparece nas coleções: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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