Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/19070
Título: Sensibilizar para a diversidade: valorizar a língua das crianças ciganas
Autor: Dinis, Joana Filipa Nunes
Orientador: Martins, Filomena Rosinda de Oliveira
Palavras-chave: Diversidade linguística
Minorias linguísticas
Pluralismo cultural
Educação intercultural
Desenvolvimento dos currículos
Educação das crianças - Ciganos
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Observamos ao nosso redor, cada vez mais, uma enorme diversidade de línguas e culturas que se cruzam diariamente, fruto do mundo globalizado em que vivemos. Consequentemente, também nas escolas está patente a diversidade, sendo imprescindível a adoção de novas estratégias educativas. Assim, as abordagens plurais das línguas e culturas, nomeadamente a sensibilização à diversidade linguística, têm ganho progressivamente mais significado, sendo um contributo para a consciencialização plurilingue e metalinguística e para a promoção de atitudes positivas e de respeito pelo Outro. Em consonância com esta realidade, o principal objetivo deste estudo é compreender de que forma poderá o/a educador/a sensibilizar para a(s) língua(s) das crianças falantes de outras línguas, para além do português, particularmente das crianças ciganas, contribuindo para a sua valorização. Para tal, foi desenvolvido um projeto de intervenção-investigação, com crianças ciganas e não ciganas, intitulado Eu, Tu e o Chico, posto em prática em contexto de educação pré-escolar. Este projeto adotou uma metodologia de investigação qualitativa com características de investigação-ação, tendo sido utilizados diversos instrumentos e técnicas de recolha de dados como a observação direta, notas de campo, registos audiovisuais, fichas de identificação de letras e um jogo. Após concretizada a análise dos dados recolhidos, concluímos que através de várias atividades com o caló e o português, nomeadamente atividades de comparação entre as duas línguas, proporcionámos o re(conhecimento) do caló e a valorização da identidade linguística e cultural de todas as crianças, assim como o desenvolvimento de atitudes positivas e de abertura à diferença linguística e cultural.
An ever-increasing diversity of languages and cultures surrounds us. They interact on a daily basis, a consequence of the globalized world we live in. Consequently, this diversity is present in schools, requiring the employment of new educational strategies. Thus, the approaches of languages and cultures, namely the language diversity awareness, have been becoming more and more meaningful. These approaches contribute to raising plurilingual and metalinguistic awareness and to promoting positive and respect-each-other attitudes. In consonance with this reality, the main objective of this study is to understand the ways in which a teacher may raise children’s awareness towards speakers of languages other than Portuguese, in particular gypsy children, contributing to their appreciation. To this end, a project of intervention-investigation with gypsy and non-gypsy children was developed. The project was named Eu, Tu e o Chico (in English, I, You and Chico) and was applied in the context of pre-school education. In this project, we adopted a methodology consisting of qualitative investigation, with research-action characteristics. Several instruments and data collection techniques were used, including direct observation, field notes, audiovisual recording, letter identification cards and a game. After the analysis of the collected data, we concluded that, through several activities with the caló language and Portuguese, including the contrast between both languages, we taught the children to recognize the caló language, to recognize the value of all children’s language and cultural identity, and to develop a positive attitude and be more open to cultural and language differences.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo
URI: http://hdl.handle.net/10773/19070
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio_Joana Dinis_final.pdf4.68 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.