Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1841
Title: Modelação da escolha de destinos turísticos : uma análise de posicionamento
Author: Carneiro, Maria João Aibéo
Advisor: Crompton, John
Costa, Carlos
Keywords: Turismo
Indústria do turismo
Desenvolvimento do turismo
Destinos turísticos
Defense Date: 2007
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os elevados impactes económicos do turismo têm sido crescentemente reconhecidos em todo o mundo. Os responsáveis pelo desenvolvimento e promoção do turismo investem esforço e recursos consideráveis para levar as pessoas a visitarem determinados destinos. Nas últimas décadas, foi feito algum progresso ao nível da compreensão do modo como os potenciais turistas seleccionam um destino turístico. No entanto, pouco se sabe sobre o modo como os visitantes comparam os destinos que consideram visitar e sobre a razão porque escolhem visitar um determinado destino em vez de outros que também consideraram visitar. O objectivo desta tese é contribuir para um melhor conhecimento dos critérios utilizados para comparar os destinos que as pessoas consideram visitar. Procede-se a uma revisão de literatura pertinente sobre o posicionamento de destinos turísticos e modelos de escolha de destinos. No sentido de expandir os contributos fornecidos por outros autores, um novo modelo de escolha de destinos é proposto e parcialmente testado. O objectivo é fornecer um modelo que incorpore alguns aspectos relacionados com o posicionamento que foram negligenciados em anteriores modelos de selecção de destinos. O novo modelo incorpora explicitamente uma análise de posicionamento num modelo do processo de selecção dos destinos. Este modelo expande as contribuições de modelos anteriores por integrar determinantes do posicionamento de destinos que não foram considerados em outros modelos, bem como por testar empiricamente relações entre determinantes do posicionamento que foram negligenciadas anteriormente. O modelo revisto também sugere que a influência dos determinantes do posicionamento pode mudar ao longo do processo de selecção dos destinos.
The extensive economic impacts of tourism have been increasingly recognised worldwide. People engaged in tourism development and tourism promotion invest considerable effort and resources into attracting people to visit destinations. In recent decades, progress has been made into better understanding how potential tourists select a destination. However, little is known about how visitors compare destinations they consider visiting, and why they choose to visit one destination rather than others they have considered. The aim of this thesis is to improve understanding about the criteria used to compare the destinations people consider visiting. Literature pertinent to the positioning of tourism destinations and destination choice models is reviewed. To extend the contribution provided by others, a new model of destination choice is proposed and partially tested. The objective is to provide a model that incorporates some features relating to positioning which have been neglected in previous destination selection models. The new model explicitly incorporates positioning analysis into a model of how destinations are selected. This model extends the contributions of previous models by integrating determinants of the positioning of destinations disregarded in other models, as well as by empirically testing proposed interrelationships between determinants that have been previously neglected. The revised model also suggests that the influence of determinants of positioning may change across the process of selecting destinations.
Description: Doutoramento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/1841
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UA - Teses de doutoramento

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