Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1841
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dc.contributor.advisorCrompton, Johnpor
dc.contributor.advisorCosta, Carlospor
dc.contributor.authorCarneiro, Maria João Aibéopor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:47:58Z-
dc.date.available2011-04-19T13:47:58Z-
dc.date.issued2007por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1841-
dc.descriptionDoutoramento em Turismopor
dc.description.abstractOs elevados impactes económicos do turismo têm sido crescentemente reconhecidos em todo o mundo. Os responsáveis pelo desenvolvimento e promoção do turismo investem esforço e recursos consideráveis para levar as pessoas a visitarem determinados destinos. Nas últimas décadas, foi feito algum progresso ao nível da compreensão do modo como os potenciais turistas seleccionam um destino turístico. No entanto, pouco se sabe sobre o modo como os visitantes comparam os destinos que consideram visitar e sobre a razão porque escolhem visitar um determinado destino em vez de outros que também consideraram visitar. O objectivo desta tese é contribuir para um melhor conhecimento dos critérios utilizados para comparar os destinos que as pessoas consideram visitar. Procede-se a uma revisão de literatura pertinente sobre o posicionamento de destinos turísticos e modelos de escolha de destinos. No sentido de expandir os contributos fornecidos por outros autores, um novo modelo de escolha de destinos é proposto e parcialmente testado. O objectivo é fornecer um modelo que incorpore alguns aspectos relacionados com o posicionamento que foram negligenciados em anteriores modelos de selecção de destinos. O novo modelo incorpora explicitamente uma análise de posicionamento num modelo do processo de selecção dos destinos. Este modelo expande as contribuições de modelos anteriores por integrar determinantes do posicionamento de destinos que não foram considerados em outros modelos, bem como por testar empiricamente relações entre determinantes do posicionamento que foram negligenciadas anteriormente. O modelo revisto também sugere que a influência dos determinantes do posicionamento pode mudar ao longo do processo de selecção dos destinos.por
dc.description.abstractThe extensive economic impacts of tourism have been increasingly recognised worldwide. People engaged in tourism development and tourism promotion invest considerable effort and resources into attracting people to visit destinations. In recent decades, progress has been made into better understanding how potential tourists select a destination. However, little is known about how visitors compare destinations they consider visiting, and why they choose to visit one destination rather than others they have considered. The aim of this thesis is to improve understanding about the criteria used to compare the destinations people consider visiting. Literature pertinent to the positioning of tourism destinations and destination choice models is reviewed. To extend the contribution provided by others, a new model of destination choice is proposed and partially tested. The objective is to provide a model that incorporates some features relating to positioning which have been neglected in previous destination selection models. The new model explicitly incorporates positioning analysis into a model of how destinations are selected. This model extends the contributions of previous models by integrating determinants of the positioning of destinations disregarded in other models, as well as by empirically testing proposed interrelationships between determinants that have been previously neglected. The revised model also suggests that the influence of determinants of positioning may change across the process of selecting destinations.en
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000210795por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectIndústria do turismopor
dc.subjectDesenvolvimento do turismopor
dc.subjectDestinos turísticospor
dc.titleModelação da escolha de destinos turísticos : uma análise de posicionamentopor
dc.typedoctoralThesispor
thesis.degree.levelDoutoramentopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
dc.identifier.tid101154763-
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UA - Teses de doutoramento

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