Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/17556
Título: A plataforma PmatE e o desenvolvimento da autonomia em matemática
Autor: Pais, Sónia
Cabrita, Isabel
Anjo, António
Palavras-chave: tecnologias de informação e comunicação
educação matemática
PmatE
Data: 2015
Editora: CiEMeLP2015: I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Resumo: A era da informação e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação vêm colocar novos desafios e oportunidades às instituições de Ensino Superior, nomeadamente ao nível do processo educativo. Assim, atualmente, defende-se um ensino mais centrado na aprendizagem, o que concorre para a autonomia do aluno. E considera-se que as tecnologias informáticas poderão desempenhar um papel fundamental nesse processo. Assim, desenvolveu-se um, um estudo de caso, envolvendo alunos do curso de Engenharia Alimentar, que perseguiu como principal objetivo avaliar o impacte da exploração diferenciada da plataforma de ensino assistido desenvolvida pelo Projeto Matemática Ensino (PmatE), como complemento à abordagem didática da unidade temática “Cálculo Integral em IR”. Neste artigo, discute-se a sua ressonância ao nível do desenvolvimento de competências de autonomia e concluiu-se que, apesar de reconhecerem potencialidades à plataforma, um número considerável de alunos preferia uma abordagem mais tradicional.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/17556
Versão do Editor: http://www.mat.uc.pt/~emelp/wp-content/uploads/2015/10/Horario-GrupoDiscussao5.pdf
Aparece nas coleções: CIDTFF - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(2015)_CIEMeLP_SP_IC_BA.pdfmain article400.37 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.