Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17519
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCapelo, Anapt
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt
dc.date.accessioned2017-05-19T13:31:56Z-
dc.date.available2017-05-19T13:31:56Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1647-3582pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17519-
dc.description.abstractEm face dos problemas herdados e de mudanças políticas, económicas e sociais das últimas décadas, Timor-Leste deparou-se com a urgência de reestruturar todo o seu sistema de ensino. Neste contexto e numa lógica de cooperação internacional, teve lugar a restruturação dos currículos (RC) do Ensino pré-Secundário (EPS) e do Secundário Geral (ESG). Mais recentemente e no âmbito do Projeto Timor, criaram-se as condições para a concretização de uma avaliação a curto prazo da implementação da RCESG. Os resultados deste projeto evidenciam algumas melhorias ao nível educativo bem como aspetos que carecem de atenção por parte de responsáveis Timorenses. Assim, urge prosseguir com a avaliação do processo educativo visando a introdução de reajustes que favoreçam uma educação de qualidade. Neste sentido, o projeto que aqui se apresenta tem como objetivo avaliar, a médio prazo, uma nova edição do ESG, fazendo uso da experiência e conhecimento construído por elementos da equipa do Projeto Timor, bem como por formadores/professores timorenses, utilizadores dos novos currículos. Num primeiro momento, pretende-se caraterizar o modo como está a decorrer o ensino pré-secundário e averiguar se está alinhado com o ESG e quais as suas repercussões neste nível de ensino. Num segundo momento, pretende-se avaliar as repercussões de uma primeira edição do ESG a nível de uma edição posterior. Os resultados obtidos permitirão compreender melhor os mecanismos de mudança inerentes a processos de reforma educativa em países em vias de desenvolvimento, para que tal mudança seja efetiva e contribua para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCIDTFFpt
dc.relationPTDC/MHC-CED/5065/2012pt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliação a médio termopt
dc.subjectcolaboração internacional de Portugalpt
dc.subjecteducação pré-secundária e secundáriapt
dc.subjectimplementação do currículo timorensept
dc.titleCooperação internacional para a construção da qualidade educativa: avaliação a médio prazo da implementação da restruturação curricular do Ensino Secundário em Timor-Lestept
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage128pt
degois.publication.issue2pt
degois.publication.lastPage143pt
degois.publication.titleIndagatio Didacticapt
degois.publication.volume7pt
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3529pt
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2015)_Coop_int_const_qual_edu...T-L.pdfpaper690.09 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.