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Title: Cooperação internacional para a construção da qualidade educativa: avaliação a médio prazo da implementação da restruturação curricular do Ensino Secundário em Timor-Leste
Author: Capelo, Ana
Cabrita, Isabel
Keywords: Avaliação a médio termo
colaboração internacional de Portugal
educação pré-secundária e secundária
implementação do currículo timorense
Issue Date: 2015
Publisher: CIDTFF
Abstract: Em face dos problemas herdados e de mudanças políticas, económicas e sociais das últimas décadas, Timor-Leste deparou-se com a urgência de reestruturar todo o seu sistema de ensino. Neste contexto e numa lógica de cooperação internacional, teve lugar a restruturação dos currículos (RC) do Ensino pré-Secundário (EPS) e do Secundário Geral (ESG). Mais recentemente e no âmbito do Projeto Timor, criaram-se as condições para a concretização de uma avaliação a curto prazo da implementação da RCESG. Os resultados deste projeto evidenciam algumas melhorias ao nível educativo bem como aspetos que carecem de atenção por parte de responsáveis Timorenses. Assim, urge prosseguir com a avaliação do processo educativo visando a introdução de reajustes que favoreçam uma educação de qualidade. Neste sentido, o projeto que aqui se apresenta tem como objetivo avaliar, a médio prazo, uma nova edição do ESG, fazendo uso da experiência e conhecimento construído por elementos da equipa do Projeto Timor, bem como por formadores/professores timorenses, utilizadores dos novos currículos. Num primeiro momento, pretende-se caraterizar o modo como está a decorrer o ensino pré-secundário e averiguar se está alinhado com o ESG e quais as suas repercussões neste nível de ensino. Num segundo momento, pretende-se avaliar as repercussões de uma primeira edição do ESG a nível de uma edição posterior. Os resultados obtidos permitirão compreender melhor os mecanismos de mudança inerentes a processos de reforma educativa em países em vias de desenvolvimento, para que tal mudança seja efetiva e contribua para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/17519
ISSN: 1647-3582
Publisher Version: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3529
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