Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/17475
Título: Desenvolvimento de um banco de transporte férreo para a primeira classe com foco no individuo e na sua privacidade
Autor: Almeida, Alexis Simões
Orientador: Bago de Uva, Paulo Alexandre Lomelino de Freitas Tomé Rosado
Ramos, António Manuel de Amaral Monteiro
Palavras-chave: Cadeiras - Design
Transportes ferroviários
Privacidade
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Vivemos num mundo em que tudo parece efémero, em que tudo acontece muito rápido, sem se conseguir aproveitar um segundo. A nossa sociedade tornou-se muito artificial, em constante congestionamento, hora de ponta, poluição sonora, consumo excessivo de petróleo e outras matérias-primas. Existe igual quantidade de automóveis como de pessoas, pois hoje em dia, todos se preocupam em chegar ao destino rapidamente, mas não se preocupam com a viagem, pois o importante é chegar. No entanto cada vez mais as pessoas tendem a ser individualistas, a querer zelar pelos seus próprios interesses, mantendo toda a privacidade possível. O presente projeto pretende resolver o problema da excessiva quantidade de veículos em circulação. Assim sendo, a solução construtiva passa pelo desenvolvimento de um componente para os transportes ferroviários, mais concretamente um banco que possa proporcionar conforto e privacidade num ambiente público. Com o intuito de servir o passageiro em viagens longas, as quais ocupam uma boa quantidade de tempo, é imprescindível que não seja uma viagem mal passada pois fará diferença na produtividade diária de cada individuo. Deste modo, este projeto pretende proporcionar ao passageiro uma viagem agradável e apreciável, com principal foco no seu conforto e privacidade. O estudo compreende no seu conjunto uma abordagem equilibrada entre a teoria e a prática, sendo para isso desenvolvidas ferramentas e modelos de análise adaptados à compreensão histórica da evolução dos transportes ferroviários e às metodologias aplicadas no desenvolvimento do produto. Os comportamentos humanos em transportes públicos, as tendências e a indústria nacional e estrangeira, foram também alvo de estudo, recorrendo a leituras, investigação das empresas e até a visita de campo. Esta abordagem permitiu uma contextualização da génese dos transportes ferroviários tanto no presente como no passado. A componente teórica torna-se indispensável para a vertente pratica, onde existe um desenvolvimento estético que se pretende distinguir dos atuais componentes no setor, mas que ao mesmo tempo mantém os valores adotados por grande parte dos produtores, isto é, o conforto do passageiro. Assim são realizadas várias etapas do desenvolvimento do produto, onde o Design assume um papel de convergência de várias áreas, com recurso a ferramentas e metodologias aplicadas no desenvolvimento do produto, para que o resultado final seja responder unicamente às necessidades dos utilizadores.
We live in a world in which everything seems ephemeral, in which everything happens very fast, without being able to take advantage of a second. Our society has become very artificial, in constant congestion, rush hour, noise pollution, excessive consumption of oil and other raw materials. There are as many cars as there are people, because nowadays, everyone is worried about getting to the destination quickly, but they do not care about the journey, because the important thing is to arrive. However, more and more people tend to be individualistic, wanting to care for their own interests, keeping all privacy as possible. This project aims to solve the problem of excessive number of vehicles in circulation. Therefore, the constructive solution consists of the development of a component for rail transport, more specifically a seat that can provide comfort and privacy in a public environment. In order to serve the passenger on long journeys, which occupy a good amount of time, it is imperative that this is not an uneventful trip because it will make a difference in the daily productivity of each individual. In this way, this project intends to provide the passenger with a pleasant and appreciable trip, with a focus on comfort and privacy. The study as a whole includes a balanced approach between theory and practice, and for this purpose tools and analysis models are developed that are adapted to the historical understanding of the evolution of rail transport and to the methodologies applied in the development of the product. Human behavior in public transport, trends, domestic and foreign industry, were also studied, using readings, business research and even the field visit. This approach has allowed a contextualisation of the genesis of rail transport both now and in the past. The theoretical component becomes indispensable for the practical side, where there is an aesthetic development that is intended to be distinguished from the current components in the sector, but at the same time maintains the values adopted by most of the producers, that is, the comfort of the passenger. Several stages of product development are carried out, where Design assumes a convergence role in several areas, using tools and methodologies applied in the development of the product, so that the final result is to respond only to the needs of users.
Descrição: Mestrado em Engenharia e Design de Produto
URI: http://hdl.handle.net/10773/17475
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf15.84 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.