Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17266
Title: Desenvolvimento de um laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade
Author: Rodrigues, Ana V.
Martins, Isabel P.
Keywords: 1.º CEB
Educação em ciências
Laboratório de ciências
Issue Date: 2015
Publisher: ESES
Abstract: O presente artigo visa apresentar uma proposta de laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade. Assim, pretende-se: (i) fundamentar a relevância de infraestruturas, equipamentos e recursos de suporte ao ensino das ciências e apresentar princípios orientadores apontados pela literatura para o desenvolvimento de laboratórios escolares e (ii) descrever o processo de conceção, implementação e avaliação inerente ao desenvolvimento de um laboratório de ciências numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), tendo por base o marco teórico de suporte ao desenvolvimento do mesmo. O laboratório é utilizado semanalmente por todas as turmas da escola e os resultados da investigação apontam no sentido de que a sua existência é uma condição favorável: (i) ao incremento da motivação e implicação do corpo docente na implementação, regular e sistematizada, de atividades práticas de ciências com as crianças; (ii) ao desenvolvimento de competências ao nível das ciências experimentais e na sua motivação para a aprendizagem das ciências. Considera-se, portanto, que a proposta de laboratório desenvolvida poderá servir como base de trabalho para outras instituições escolares do 1.º CEB, com as devidas adaptações às realidades particulares e projetos específicos dessas instituições.
This article aims to present a proposal for a primary school science lab. In this sense, we intend to: (i) justify the importance of infrastructures, equipment and resources to support primary school science teaching and to present guiding principles that can be found in the literature about the development of school labs; (ii) describe the process of design, implementation and evaluation of a primary school science lab, grounded on the corresponding theoretical framework. The lab is weekly used by all school classes and the gathered data indicate that the existence of a science lab is a favourable condition to: (i) enhance motivation and involvement of the school teachers in the regular and systematic implementation of practical science activities for the children; (ii) develop skills in what concerns experimental sciences and children’s motivation for learning science. Therefore, it is considered that the developed lab proposal may be a model for other primary schools, with the necessary adaptations to the particular situations and specific projects of such institutions.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/17266
ISSN: 1646-2335
Publisher Version: http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8744/6303
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