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http://hdl.handle.net/10773/17185
Título: | Mobilização das capacidades transversais de raciocínio matemático e comunicação matemática na resolução de problemas |
Autor: | Rocha, Sónia Maria da Silva Ribeiro |
Orientador: | Brás, Isabel Alexandra Vieira |
Palavras-chave: | Ensino da matemática Resolução de problemas Ensino básico 3º ciclo Desenvolvimento da criatividade Comunicação na aula |
Data de Defesa: | 2016 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Este estudo tem como principal finalidade analisar a mobilização de
capacidades de Comunicação Matemática e de Raciocínio
Matemático através da Resolução de Problemas. O estudo insere-se
num paradigma construtivista-interpretativo, com método
qualitativo e segue uma estratégia de estudo de caso exploratório.
Para a realização deste trabalho foram selecionados sete alunos
provenientes de duas turmas do 8º ano de escolaridade, onde se
desenrolou a componente de estágio pedagógico no âmbito das
unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionado I e II.
Os dados foram recolhidos com base em duas técnicas: a recolha
documental e a inquirição. Os documentos recolhidos foram as
produções escritas dos alunos aquando da resolução de uma bateria
de tarefas. Essa bateria de tarefas foi desenvolvida recolhendo e/ou
adaptando problemas existentes em bases/textos de referência.
Quanto à inquirição, realizaram-se entrevistas que pretendiam, em
primeiro lugar, esclarecer dúvidas emergentes da análise das
produções escritas supramencionadas, assim como recolher a
perceção dos alunos quanto à resolução de problemas como
ambiente favorável à mobilização das Capacidades Transversais já
referidas.
Os resultados obtidos indiciam que a Resolução de Problemas
permite a mobilização frequente de capacidades de Comunicação
Matemática e Raciocínio Matemático, embora certas capacidades de
raciocínio analisadas sejam mobilizadas com menor frequência do
que outras. Nomeadamente, nos dados recolhidos a evidência da
mobilização das capacidades de formular e testar conjeturas, assim
como de argumentação, é muito diminuta. The main purpose of this study is to analyze the mobilization of Mathematical Communication skills and Mathematical Reasoning skills through Problem Solving processes. A qualitative research is used, grounded in a constructivist-interpretative paradigm, following an exploratory case study strategy. To complete it, seven students were selected, from two 8th grade classes, which were involved in the teaching practice component within the courses of Supervised Teaching Practice I and II. The data was collected based on two techniques: the collection of documents and interviews. The collected documents were the written productions that the students made by solving some proposed tasks. These tasks were developed from reference databases/texts by picking and/or adapting existing problems. Regarding the inquiry, interviews were held with the intention to, first, clarify doubts emerging from the analysis of the aforementioned written productions, as well as to collect the perception of students as problem solving as a favorable environment for the mobilization of the in question Transversal Skills above mentioned. The results indicate that Problem Solving allows a frequent mobilization of Mathematical Reasoning and Mathematical Communication skills, although certain reasoning abilities analyzed are mobilized less often than others. In particular, evidences of mobilization of capabilities such as to formulate and test conjectures, as well as arguing, are seldom present on the collected data. |
Descrição: | Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17185 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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