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http://hdl.handle.net/10773/16984
Título: | Consumos e emissões de poluentes dos transportes marítimos |
Autor: | Sousa, Filipe Gonçalo Arede Santos |
Orientador: | Coelho, Margarida Isabel Cabrita Marques |
Palavras-chave: | Engenharia mecânica Navios - Poluição do ar Emissões atmosféricas - Cálculo - Software de computadores |
Data de Defesa: | 2016 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Os meios de transporte representam mais de 60% do consumo mundial de
petróleo, e 80% das trocas mundiais em volume são feitas por via marítima
sendo que praticamente todos estes navios têm um derivado do petróleo
como fonte energética, mas devido à grande eficiência dos motores usados,
as emissões de CO2 são reduzidas, mas em contrapartida devido ao tipo de
combustível usado, as emissões de SOx são preocupantes.
Neste trabalho é pretendido desenvolver uma ferramenta computacional que
faça a estimativa de emissões poluentes provenientes do modo de transporte
marítimo, de acordo com a metodologia EMEP/EEA. Desenvolvida no Visual
Studio e aplicada ao caso de estudo dos navios cruzeiro, uma vez que
ocorreram grandes investimentos em infraestruturas vocacionadas para estes
navios, que representam um crescimento no setor marítimo.
Os resultados obtidos demonstram que em 14 estadias de navios cruzeiro no
Porto de Leixões, foram por estes emitidos um total de 9 toneladas de NOx,
6 toneladas de SOx e 808 quilos de Partículas, que extrapolando, por meio
de proporcionalidade directa, para o resto do ano daria 24, 16 e 2 toneladas
respectivamente. Nas viagens que ligam o Porto de Leixões aos restantes
portos que fazem parte dos destinos dos navios cruzeiro, as emissões de poluentes
desta mesma amostra resultou em cerca de 100 toneladas de NOx,
50 toneladas de SOx, 12 toneladas de CO e 2,5 toneladas de TSP. Os 6
navios de carga analisados totalizaram 67 toneladas de NOx e, ultrapassando
os navios de cruzeiro, mais de 57 toneladas de SOx. Relativamente
aos poluentes menos abundantes os resultados foram 6, 2,4 e 6,3 toneladas
respectivamente para o CO, NMVOC e TSP. Na análise de sensibilidade foi
concluído que a utilização do Bunker Fuel Oil, um derivado pesado do petróleo,
relativamente ao Diesel Marítimo resulta sempre num aumento dos SOx
e das , enquanto que nos restantes poluentes, para os navio-tanque, navios
concebidos para o transporte de líquidos, chegava a diminuir as emissões
poluentes. The means of transport represent over 60% of world oil consumption, 80% of world trade, in volume, are made by sea, and that virtually all of these ships have an oil derivate as an energy source. Although, due to the high efficiency of the used engines, CO2 emissions are relatively low, but on the other hand due to the type of fuel applied, SOx emissions are relevants. The purpose of this dissertation is to develop a computational tool that makes emissions estimations from marine transport according with the EMEP/EEA methodology, developed in Visual Studio, and used to the cruise ship case study, since large investments in infrastructure aimed for these ships were made, which represent a growth in the maritime sector. The achieved results show that in 14 stays of cruise ships in Port of Leixões, were emitted by this ships a total of 9 tonnes of NOx, 6 tonnes of SOx and 808 kg of Particles, which extrapolating to the rest of the year the values are over 24, 16 and 2 tonnes respectively. In the trips that join the Port of Leixões to the remaining ports that make part of the destinations from the cruise ships, the pollutant emissions from the same sample result in 100 tonnes of NOx, 50 tonnes of SOx, 12 tonnes of CO and 2,5 tonnes of Particles. The 6 cargo ships analyzed issued a total of 67 tonnes of NOx and, exceeding the cruise ships, over 57 tonnes of SOx. For the less abundant pollutants, the results were 6, 2,4 and 6,3 tonnes respectively for CO, NMVOC, and TSP. In the sensitivity analysis it was concluded that the use of BFO, an heavy petroleum product, instead of MDO, marine diesel oil, always result in an increase in SOx and TSP, while the remaining pollutant emissions were reduced, in the case of the tanker, a kind of ship built to transport liquid cargo. |
Descrição: | Mestrado em Engenharia Mecânica |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16984 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEM - Dissertações de mestrado |
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