Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/16902
Título: O Livro em Portugal na década de 70 do século XX: transições e desenvolvimento sociocultural
Autor: Beja, Rui
Palavras-chave: Actividade editorial e livreira
Transições na década de 70 do século XX
Divulgação do livro e fomento de hábitos de leitura em Portugal
Desenvolvimento sociocultural
Data: 20-Jun-2016
Editora: CHAM
Resumo: A caracterização e o impacto sociocultural da actividade desempenhada por editores e livreiros em Portugal na década de 70 do século XX, no contexto dos vários desafios, oportunidades e impulsos que se colocaram face às alteraçõesmestruturais da indústria do livro a nível mundial e às transformações sociopolíticas, culturais, económicas e de relacionamento internacional do nosso país, constitui o objectivo central da presente comunicação. Tendo em conta o objectivo enunciado, a comunicação encontra-se estruturada em três capítulos, correspondendo os dois primeiros ao enquadramento da atividade editorial e livreira respectivamente nos períodos anterior e posterior ao 25 de Abril de 1974 e sendo o último dedicado aos pressupostos impactos potenciados pela democracia do livro na sequência e em resultado das transições ocorridas na década de 1970. Considerando a temática global do Simpósio inclui-se, quando apropriado, referências específicas ao relacionamento com omercado ibero-americano e à participação portuguesa em feiras do livro internacionais. Tratando-se de uma abordagem a área de estudo em construção, as dimensões de análise, compreendidas no conteúdo de cada um dos referidos três capítulos e em seguida enunciadas, situam-se numa fase intermédia em que a componente qualitativa se encontra num estádio avançado de consolidação enquanto os elementos quantitativos já identificados requerem pesquisa e validação complementar: • Situar o estádio de divulgação do livro em Portugal na fase final do Estado Novo, escrutinando aspectos cruciais relacionados com a evolução da conjuntura política e sociocultural que precedeu o 25 de Abril de 1974 e caracterizando as práticas predominantes na actividade editorial e livreira exercida durante esse período. • Identificar as transições que na década de 70 do século XX relevaram no mundo da educação, do livro e da leitura no nosso país, elencando iniciativas sociopolíticas que marcaram o pós-25 de Abril e aportando reflexão adicional sobre modelos de negócio e protagonistas da actividade editorial e livreira que então emergiram em Portugal e se constituiram factor determinante para a divulgação do livro e o fomento de hábitos de leitura em Portugal. • Referenciar e compilar informação qualitativa e quantitativa, colocando enfoque nos hábitos de compra e leitura de livros, como também nas práticas de leitura e na subsequente repercussão sociocultural, tendo como obejectivo evidenciar os pressupostos efeitos induzidos pelas transições ocorridas na edição e comércio do livro na década de 70 do século XX em Portugal. A estratégia metodológica adopta as dimensões de análise antes referidas e o método integrado que releva na investigação social; neste caso, o uso numa mesma investigação de pesquisa de dados secundários complementado por entrevistas semi-directivas a protagonistas da edição que desempenharam papel relevante na década em estudo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/16902
Aparece nas coleções: CLLC - Comunicações

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