Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/16782
Título: | Cidadania intercultural e trabalho por projeto na educação pré-escolar |
Autor: | Alves, Inês Luciana Gomes |
Orientador: | Portugal, Gabriela |
Palavras-chave: | Diversidade linguística Educação para a cidadania Educação intercultura Educação pré-escolar Pluralismo cultural |
Data de Defesa: | 2015 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente trabalho parte da ideia de que se torna fulcral perceber
de que forma a integração da temática da diversidade linguística e
cultural na educação pré-escolar é importante no desenvolvimento
das crianças como cidadãos interculturais e conhecedores do mundo
que nos rodeia.
Neste contexto, optámos por realizar um projeto de intervenção,
através do trabalho por projeto, a partir do qual procurámos envolver
o grupo de crianças de uma maneira mais ativa e participativa na
construção do percurso de descoberta das línguas e culturas.
O trabalho foi realizado com um grupo de crianças do pré-escolar,
guiado pelas questões de investigação “Quais as potencialidades do
projeto para o desenvolvimento da competência intercultural das
crianças?” e “Que aprendizagens, de natureza intercultural,
realizaram as crianças?” e teve como principais objetivos
compreender o desenvolvimento da competência intercultural em
crianças do pré-escolar e avaliar as potencialidades do projeto
didático desenvolvido à luz do objetivo anterior.
Neste âmbito, os dados recolhidos consistiram principalmente em
transcrições das videogravações efetuadas, tendo estas sido alvo de
uma análise de conteúdo.
Tendo em conta os resultados obtidos, consideramos que o nosso
projeto terá sido um contributo para o desenvolvimento da
competência intercultural destas crianças, em particular em relação
ao saber-ser e ao desenvolvimento do conhecimento do mundo,
dimensões estas tidas como fundamentais nas Orientações
Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação,
1997).
Em modo de conclusão, admitimos ser importante inserir e dar
continuidade a este tipo de abordagem na Educação Pré-Escolar,
numa perspetiva interdisciplinar, bem como ao longo do processo
educativo. The following study is based on the idea that it is of the utmost importance to understand how the integration of cultural and linguistic diversity in pre-school education is crucial in the development of children as intercultural citizens and aware of the surrounding world. In this context, we chose to carry out an interventional project, resorting to the methodology of project work, in which we sought to pro-actively involve the group of pre-school children in building the path of discovery of languages and cultures. The project was developed with a group of pre-school children, and was guided by the following research questions: “What is the potential of the project to the development of the children’s intercultural competence?” and “What intercultural learning did the children acquire?”. The study aims to understand the development of intercultural competence by pre-school children and evaluate the potential of the didactic project for that purpose The collected data consisted, mainly, in transcripts of the video records made, which were analysed through content analysis procedures. Taking into account the attained results, we consider this project was a plus in the development of intercultural competence of these children, with special regard to savoir-faire and the development of the knowledge about the world, both of which are considered fundamental areas in the Curricular Guidelines for Pre-School Education (Ministério da Educação, 1997). As a final remark, we admit it to be important to integrate and continue this type of approach in Pre-School Education, in an interdisciplinary perspective, as well as for the remaining of the educational process. |
Descrição: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16782 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de estágio _ Inês Luciana Alves _ 49584.pdf | 2.56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.