Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/16348
Título: A integração das TIC no ensino de matemática do 1º CEB : distrito de Aveiro
Autor: Santos, Rui Pedro Correia
Orientador: Neto, Maria Teresa Bixirão
Palavras-chave: Multimédia em educação
Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino básico 1º ciclo
Estratégias da aprendizagem
Ensino da matemática
Metodologia de ensino
Motivação para a aprendizagem
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Com o passar dos tempos, as sociedades tornaram-se cada vez mais complexas e competitivas, devido ao aparecimento das Tecnologias da Informação e Comunicação. De facto, atualmente as TIC são dominadas pelos mais jovens, que nelas revem grande parte dos seus interesses. Em oposição, a disciplina de Matemática revela-se menos atrativa, tal como evidenciam os resultados escolares dos ensinos Básico e Secundário. Neste sentido, o presente estudo teve como finalidade aferir a integração das TIC na Matemática do 1.º CEB. Por conseguinte, foram definidas quatro questões de investigação: Que conhecimentos possuem os professores do 1.º CEB em TIC? Será que os professores do 1.º CEB apresentam disponibilidade para frequentar formação específica que lhes permita aplicar as TIC em Matemática? Quais são as atitudes dos professores do 1.º CEB relativamente às TIC? Que utilização das TIC referem fazer os professores do 1.º CEB na disciplina de Matemática? A metodologia utilizada é de natureza quantitativa, baseada num plano de investigação não experimental, no qual foi aplicado um inquérito por questionário de administração direta, a uma amostra não probabilística, composta por cem professores titulares de turma das escolas do 1.º CEB do distrito de Aveiro. Os resultados obtidos evidenciaram que os professores não estão preparados para diversificar os recursos e estratégias de ensino e aprendizagem utilizando as TIC, destacando-se a falta de conhecimentos em software específico de Matemática. No entanto, salientam-se as atitudes positivas face às TIC, assim como a motivação para frequentar formação específica, que lhes permita aplicar as TIC em Matemática. De facto, a chave para a integração das TIC na Matemática do 1.º CEB poderá passar pela frequência de formação com elevada qualidade, mediada pela Associação de Professores de Matemática, Sociedade Portuguesa de Matemática e Universidades.
With the passage of time, societies have become more complex and competitive with the emergence of the Information and Communication Technologies (ICT). Nowadays, ICT are mastered by the younger, that have in that area many of their interests. And, as demonstrated by the academic achievement in primary and secondary school, mathematics has become less attractive. Subsequently, the purpose of this study was to assess the integration of ICT in elementary mathematics. Four research questions were defined: What skills have elementary teachers in ICT? Do elementary teachers have the availability to attend specific training that enables them to apply ICT in mathematics? What is the position of elementary teachers regarding ICT? What use of ICT elementary teachers make of in mathematics? The methodology used is quantitative research method, based on a non-experimental research plan, to which was applied a questionnaire of direct administration to a non-probabilistic sample, composed by a hundred teachers of Aveiro Primary schools. The results showed that teachers are not prepared to diversify resources and teaching and learning strategies with the use of ICT, in particular, the lack of knowledge in specific software for mathematics. However, there are some positive attitudes towards ICT, such as the motivation to attend specific training that enables them to apply the ICT in mathematics. Indeed, the key to integrate ICT in elementary school mathematics may involve the attendance of high quality training, mediated by the Mathematics Teachers Association, the Portuguese Society of Mathematics and Universities.
Descrição: Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/16348
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf1.53 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.