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http://hdl.handle.net/10773/16013
Título: | A eficácia da identidade visual do Novo Banco na perceção e associações semânticas à marca |
Autor: | Martins, Mariana Vieira |
Orientador: | Roberto, Teresa Santos, Nuno Miguel Fortes Fonseca |
Palavras-chave: | Línguas e relações empresariais Bancos - Imagem de marca Comunicação visual Crise financeira |
Data de Defesa: | 2015 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A presente dissertação, no âmbito do mestrado de Línguas e Relações
Empresariais, tem como objetivo aferir a perceção do público relativamente à
identidade visual do Novo Banco, de modo a compreender se esta atuou
eficazmente enquanto instrumento de comunicação no pós crise da instituição.
Esta eficácia prende-se com a capacidade da identidade visual influenciar
positivamente uma marca, promovendo o seu reconhecimento e visibilidade,
bem como a diferenciação e o posicionamento positivo na mente do público. O
processo de desmantelamento do Banco Espírito Santo, e posterior
surgimento do Novo Banco, encontra-se associado a uma forte carga
emocional. Por isso, com a intenção de avaliar com maior exactidão o impacto
desta carga emocional inerente ao Novo Banco, foram estudadas, também,
associações semânticas à marca, reveladoras do significado afetivo do público
relativamente à organização.
Para o cumprimento objetivo, foram delineadas bases contextuais e teóricas,
que levaram à aplicação de um questionário que visou a obtenção de dados
relativos, precisamente, à perceção do público geral. Os resultados sugerem
que a identidade visual não foi uma resposta suficientemente eficaz dado que
determinados componentes que a constituem não oferecem uma interpretação
clara do que significam, originando baixos níveis de concordância. Contudo, os
resultados mostram, ainda, que grande parte desta ineficácia deriva das
consequências da crise no Banco Espírito Santo, ainda muito presentes na
mente do público. This thesis, for completion of the Masters in Languages and Business Relations, aims to measure the perception of the public as to the visual identity of Novo Banco, in order to understand if it worked effectively as a communication tool in the post crisis of the institution. This effectiveness is related to the ability of the visual identity to positively influence a brand, promoting its recognition and visibility, as well as differentiation and positive positioning in the public’s mind. The dismantling of Banco Espírito Santo, and subsequent emergence of Novo Banco, is associated with a strong emotional charge. So, in order to assess the impact of this emotional charge more accurately, semantic associations with the brand have also been studied, which reveals the affective meaning the organization generates in the public. For the fulfillment of its purpose, contextual and theoretical backgrounds have been outlined, which led to the construction and application of a questionnaire that aimed at obtain data, precisely, on the perception of the general public. The results suggest that the visual identity wasn’t a good enough response, in terms of efficiency, since certain components don’t offer a clear interpretation of meaning, yielding lower levels of compliance. However, the results also show that much of this inefficiency stems from the crisis consequences in Banco Espírito Santo, still very present in the public’s mind. |
Descrição: | Mestrado em Línguas e Relações Empresariais |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16013 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
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