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Título: Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção terapêutica nos domínios da semântica e da morfossintaxe
Autor: Marques, Ana Carolina Melo
Orientador: Lousada, Marisa Lobo
Palavras-chave: Ciências da fala e da audição
Perturbações da fala - Crianças
Semântica
Morfologia (Linguística)
Data de Defesa: 7-Dez-2015
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente estudo teve como objetivo desenvolver e validar um Programa de Intervenção Terapêutica, que promova o desenvolvimento de competências nas áreas da semântica e da morfossintaxe em crianças dos 4 aos 6 anos de idade. Um painel de peritos constituído por 5 Terapeutas da Fala realizou a avaliação do programa supracitado com base num conjunto de critérios definidos à priori (clareza e pertinência prática). O cálculo do índice de validade de conteúdo permitiu concluir que existiu boa concordância entre os avaliadores, uma vez que se obteve um índice total de 0.9. Pretendeu-se ainda analisar os efeitos da implementação do programa desenvolvido na melhoria das competências linguísticas de crianças com perturbação de linguagem primária e idades compreendidas entres os 4 e os 6 anos. A intervenção foi bissemanal e teve uma duração de 4 semanas. As seguintes medidas de resultados foram recolhidas antes e após 8 sessões de intervenção: expressão verbal oral da semântica e da morfossintaxe, compreensão auditiva da semântica e da morfossintaxe e metalinguagem. Os resultados obtidos neste estudo sugerem que o programa de intervenção promove melhorias significativas no desenvolvimento das competências semânticas e morfossintáticas. Procedeu-se também à análise de um questionário preenchido pelas Educadoras de Infância das crianças que participaram no estudo, com o objetivo de avaliar a sua opinião relativamente ao programa de intervenção implementado. Todas as Educadoras consideraram que o programa promoveu uma melhoria das capacidades linguísticas das crianças. O cálculo do índice de validade de conteúdo mostrou uma boa concordância entre as Educadoras, uma vez que se obteve um índice total de 1.
The main purpose of this study was to develop and validate a therapeutic intervention programme, that stimulate semantic and morphosyntatic development in children aged 4 to 6. An expert panel of 5 speech and language therapists analysed the programme based on several criteria, that were previously defined (clarity and practicality criteria). The content validity índex showed good agreement among evaluators, since the total índex obtained was 0.9. This study also analysed the effects of the intervention programme in the development of linguistic competencies in seven children with primary language disorder aged 4-6. The intervention will consist of individual biweekly sessions over a period of 4 weeks. The following outcome measures were taken before and after 8 intervention sessions: oral verbal expression in semantic, and morfosyntax domains, comprehension in semantic and morphosyntax domains and metalinguistic awareness. The results obtained in this study suggest that the intervention program promotes significant development in semantic and morphosyntactic skills. A qualitative assessment of intervention effectiveness from the perspective of the educators of participants was also undertaken. Every educators reported that the intervention had contributed to the child’s development. The content validity índex showed good agreement between them, since a total index of 1 was obtained.
Descrição: Mestrado em Ciências da Fala e da Audição
URI: http://hdl.handle.net/10773/15465
Aparece nas coleções: DCM - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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