Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/15446
Título: No meu bairro, na nossa cidade a ocupar a liberdade: práticas criativas para uma cidadania na infância
Autor: Garcia, Ana Lúcia Dias
Orientador: Gonçalves, Maria Manuela Bento
Palavras-chave: Ciências da educação
Direitos das crianças
Exclusão social
Educação para a cidadania
Investigação-acção - Bairro de São Tomé (Porto)
Desenvolvimento da criatividade
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: À luz da educação para a liberdade, para a criatividade e para o exercício da participação infantil desenvolveu-se um projeto de investigação-ação participativa com um grupo de crianças do Bairro de São Tomé, no Porto, na perspetiva de lhes dar protagonismo, voz e visibilidade social. Neste sentido, procurou-se identificar e compreender alguns dos contextos e as principais dificuldades com que as crianças do Bairro se deparam. Partindo do estudo do fenómeno do crescimento urbano e das consequências que este teve, nomeadamente o surgimento dos guetos sociais e da pobreza urbana, tentouse compreender o problema das desigualdades e da exclusão social. A base foi olhar para a Cidade e o Bairro como espaços de investigação e intervenção, abandonados e retirados às suas comunidades. De modo a incentivar o pensamento crítico, criativo e a ação participativa junto de um grupo de crianças da Escola Básica do 1º Ciclo do Bairro de São Tomé, no âmbito do presente projeto foram promovidas atividades de caráter educativo, colaborativo e construtivo. Durante o processo de investigação, o grupo participante foi desafiado a participar em jogos pedagógicos, em debates/conversas informais, na criação de desenhos, representações teatrais e fotográficas sobre a sua realidade. O propósito foi promover contextos de investigação em que a criação, a ludicidade, a partilha, o diálogo e a participação proporcionassem a produção de conhecimento, a descoberta e a escuta das crianças, tão importante para pôr em prática a sua cidadania. A concretização de uma Manifestação pública e pacífica das crianças teve como objetivo conscientizar a comunidade para a importância da Cidadania na Infância e do Direito de Participação das crianças nas decisões que as envolvem e na apresentação de propostas de melhoria do meio onde vivem – a sua Escola, o seu Bairro, a sua Cidade.
In the light of education for freedom, for creativity and for the practice of child participation, was developed a participatory action-research project with a group of children of São Tomé Social Housing in Porto, in the perspective of giving them leadership, voice and social visibility. In this sense, we tried to identify and understand some of the context and the main difficulties that the Social Housing’s Children face. Starting from the study of the phenomenon of the urban growth and the consequences that this has had, including the emergence of social ghettos and urban poverty, we tried to understand the problem of inequality and social exclusion. The base was looking at the City and the Social Housing as spaces of investigation and intervention, abandoned and taken of their communities. In order to encourage critical and creative thinking and participatory action of a group of children from the Primary School of São Tomé Social Housing, under this project were promoted educational, collaborative and constructive activities. During the research process, the participant group was challenged to participate in educational games, discussions / informal conversations, creating drawings, theatrical and photographic representations about his reality. The purpose was to promote research contexts in which creations, playfulness, sharing, dialogue and participation could provide the production of knowledge, discovery and listening to the children, so important to implement their citizenship. The execution of a public and peaceful Children’s Manifestation aimed to raise community awareness to the importance of Children’s Citizenship and the Right of Children's participation in decisions that involve them and the presentation of proposals for the improvement of the environment they live in - their school, their neighborhood, their city.
Descrição: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10773/15446
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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