Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/15432
Título: Realidade aumentada em manuais escolares de educação visual no 2º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Gomes, José Duarte Cardoso
Orientador: Vairinhos, Mário
Oliveira, Lídia
Palavras-chave: Comunicação multimédia
Realidade aumentada
Tecnologia da informação
Livros didáticos
Manuais escolares
Educação visual - Ensino básico
Data de Defesa: 2015
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Na atualidade as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm um papel determinante na sociedade e também na educação. Tecnologias emergentes e agora largamente acessíveis, como a Realidade Aumentada (RA), apresentam inúmeros desafios mas também um campo de oportunidades únicas para os processos de ensino-aprendizagem. Esta dissertação incide sobre uma investigação realizada no campo educacional e pretende contribuir para uma melhor perceção dos contributos da tecnologia de RA na área disciplinar de Educação Visual (EV) no segundo Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Para esse efeito, desenvolvemos e adicionamos conteúdos digitais multimédia ao manual escolar (ME) Imaginarte da Porto Editora. Estes conteúdos foram desenvolvidos em colaboração com um dos autores do ME e outros especialistas na área de EV. A investigação foi baseada no paradigma do Design Centrado no Utilizador (DCU), seguindo uma metodologia de Development Research (DR). Os dados foram obtidos a partir de uma investigação preliminar, de um estudo de usabilidade e de um estudo experimental comparativo. A partir dos resultados da investigação foi possível constatar que os professores de EV estão recetivos à utilização do ME aumentado com RA, que os alunos utilizam e valorizam os dispositivos de computação móvel (DCM), que os protótipos desenvolvidos cumprem requisitos de usabilidade e, finalmente, que o ME aumentado contribui para uma melhor aprendizagem relativamente ao ME tradicional.
Presently, Information and Communication Technologies (ICT) play a decisive role in society and in education. Emerging and now widely available technologies such as Augmented Reality (AR), present different challenges but also unique opportunities for the teaching-learning processes. This dissertation focuses on an investigation in the educational field and aims to contribute to a better perception on the contributions of AR technology in the subject area of Visual Education (VE) in the second Cycle of Basic Education in Portugal. To this end, we have developed and added multimedia digital content to the textbook (TB) Imaginarte published by Porto Editora. These contents were developed in collaboration with one of the authors of the TB and other experts in the VE area. The research was based on the paradigm of User-centered Design (UCD), following a methodology of Development Research (DR). Data were obtained from a preliminary investigation, a usability study and a comparative experimental study. From the research results it was found that the VE teachers are receptive to the use of TB augmented by RA technology, that students use and value the mobile computing devices (MCD), that the developed prototypes meet usability requirements, and finally, that an augmented TB effectively contributes to better learning than traditional TB.
Descrição: Mestrado em Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares
URI: http://hdl.handle.net/10773/15432
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf10.46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.