Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/14843
Título: Estéticas e políticas do revivalismo da sanfona em Portugal (1976-2015)
Autor: Silva, Julieta Ferreira da
Orientador: Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira
Palavras-chave: Música
Instrumentos musicais
Sanfona - Portugal
Sons
Etnografia portuguesa
Data de Defesa: 2015
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Com a presente investigação pretendo compreender e discutir razões da reemergência da Sanfona em Portugal e compreender o papel de instrumentos musicais “antigos” e/ou “tradicionais” na construção de uma nova estética musical urbana e na afirmação de um projeto político “revolucionário”. Procurei enquadrar a revitalização da Sanfona num contexto mais alargado de valorização de instrumentos musicais populares, distinguindo este movimento de outros, igualmente assentes em processos de tradicionalização, pela importância que aqui detiveram as sonoridades da “música tradicional”, recorrendo, para tal, ao conceito de “imaginação sónica” (Sterne 2012). Comecei por analisar o movimento estético e político que surgiu em torno de grupos como o Coro da Incrível Almadense e o Coro da Juventude Musical Portuguesa – ainda durante o regime totalitário do Estado Novo – e o Grupo de Acção Cultural – Vozes na Luta, para depois me centrar no papel do Museu Nacional de Etnologia, nos seus etnólogos e nas coleções reunidas sob o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian na década de 1960, num grupo – os Gaiteiros de Lisboa – e num músico e construtor de instrumentos musicais – Carlos Guerreiro. Relativamente a este músico, realizei com a sua colaboração uma história de vida que me permitiu conhecer os protagonistas, as suas motivações e o contexto social, político, cultural e institucional do período de reemergência da Sanfona em Portugal, depois de Abril de 1974. Uma das vertentes deste estudo compreendeu uma investigação-ação com observação participante, desenvolvida no âmbito de um projeto performativo levado a cabo por mim e por Carlos Guerreiro, com a apresentação de duas sanfonas, cujo objetivo foi conhecer as especificidades performativas e características sónicas da Sanfona e discutir a sua operacionalização com instrumentos e tecnologias contemporâneas.
With this research I intend to understand and discuss the reasons for the reemergence of the Hurdy-Gurdy in Portugal and understand the role of "old" and / or "traditional" musical instruments in the construction of a new urban musical aesthetics and the affirmation of a "revolutionary" political project. I tried to frame the revitalization of the Hurdy-Gurdy in a broader context of appreciation of popular musical instruments, distinguishing this movement from others, equally based on traditionalization processes, considering the importance that the sounds of "traditional music" had in this context, using, for such extent, the concept of "sonic imagination" (Sterne 2012). I started by analyzing the aesthetic and political movement that emerged around groups like the Coro da Incrível Almadense and the Coro da Juventude Musical Portuguesa – still during the totalitarian regime of the Estado Novo – and the Grupo de Acção Cultural – Vozes na Luta, and then to focus myself in the role of the Museu Nacional de Etnologia, in its ethnologists and the collections gathered under the sponsorship of the Calouste Gulbenkian Foundation in the 1960s, in a group – Gaiteiros de Lisboa - and a musician and musical instruments maker - Carlos Guerreiro. Concerning this musician, I realized, with his collaboration, a life story that allowed me to know the protagonists, their motivations and the social, political, cultural and institutional context of the reemergence period of the Hurdy-Gurdy in Portugal after April 1974. One of the aspects of this study included an action-research with participating observation, developed under a performative project carried out by myself and Carlos Guerreiro, with the presentation of two hurdy-gurdies, which aimed at knowing the performing specific features and sonic characteristics of the Hurdy-Gurdy as well as discuss its operationalization with contemporary instruments and technologies.
Descrição: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/14843
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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